Home Informe por Banco Banrisul Governo gaĂșcho anuncia decisĂŁo de vender 49% das açÔes do Banrisul

Governo gaĂșcho anuncia decisĂŁo de vender 49% das açÔes do Banrisul

0
3,857

O governo do Rio Grande do Sul anunciou ontem (4) a venda de 49% das açÔes ordinĂĄrias (com direito a voto) do banco estadual Banrisul. A medida faz parte do pacote de ajuste fiscal gaĂșcho assinado com a UniĂŁo que prevĂȘ, alĂ©m de privatizaçÔes, o corte de gastos, o aumento das alĂ­quotas do Imposto Sobre Circulação de Mercadoria (ICMS), o congelamento de reajuste salarial do funcionalismo e o impedimento para contratação de pessoal. A expectativa Ă© de que a efetivação da venda ocorra atĂ© o final do ano.

De acordo com o presidente do banco, Luiz Gonzaga Mota, atĂ© 9 de novembro, o Banrisul vai estruturar a operação e publicar o balanço do terceiro trimestre. “AĂ­ começa o ‘road show’ [eventos de divulgação em outras praças] nos mercados nacional e internacional. No inĂ­cio de dezembro, deve ocorrer a liquidação da oferta de açÔes na Bolsa de Valores de Nova York”, explicou Mota em evento realizado no PalĂĄcio Piratini, sede do governo gaĂșcho.

AlĂ©m das açÔes ordinĂĄrias, tambĂ©m serĂŁo colocadas a venda os 7% das açÔes preferenciais (sem direito a voto) que ainda estĂŁo em poder da instituição. De acordo com o governador gaĂșcho, JosĂ© Ivo Sartori, a privatização vai envolver cerca de 128 milhĂ”es de unidades acionĂĄrias, sendo 28,8 milhĂ”es de açÔes preferenciais e 99,2 milhĂ”es de açÔes ordinĂĄrias.

Em pronunciamento feito hoje na sede do governo, Sartori afirmou que o anĂșncio foi feito agora devido Ă  recuperação no valor das açÔes do banco, que chegaram, segundo ele, Ă  faixa de R$ 17,00 a unidade. De acordo com o governo do estado, em meio Ă  crise econĂŽmica, o valor da unidade estava a R$ 5,00.

Segundo o governador, o valor da venda de parte do banco estatal serĂĄ aplicado no reequilĂ­brio financeiro do estado e investido em ĂĄreas essenciais, como saĂșde, segurança e educação, e no pagamento da folha. “Essa decisĂŁo Ă© boa para o Banrisul, mas tambĂ©m para toda a sociedade gaĂșcha”, afirmou Sartori.

O peemedebista ressaltou, contudo, que a venda de açÔes do Banrisul, que ainda ficarĂĄ sob controle acionĂĄrio estatal, nĂŁo resolve os problemas financeiros do estado. “Esta medida, no entanto, nĂŁo resolve todos os nossos problemas. Mesmo se tiver sucesso, ainda dependeremos da adesĂŁo ao Plano de Recuperação Fiscal dos Estados para superarmos a crise”.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Diretoria Executiva da CONTEC

Veja Também

SugestĂŁo

PLR do ItaĂș-Unibanco serĂĄ paga no dia 01/03

O Banco ItaĂș-Unibanco informou que creditarĂĄ no prĂłximo dia 01/03 (quinta-feira) os valore…