Home Contec Online Inf.17/962 – Agosto Dourado e as trabalhadoras do sistema financeiro

Inf.17/962 – Agosto Dourado e as trabalhadoras do sistema financeiro

0
671

N√£o h√° mais d√ļvidas sobre os benef√≠cios o aleitamento materno para o dia a dia da m√£e e do beb√™. No m√™s de agosto √© realizado mundialmente uma campanha de est√≠mulo a pr√°tica. √Č o Agosto Dourado!

Sabe-se que a amamenta√ß√£o, isoladamente, √© a estrat√©gia de maior impacto capaz de salvar cerca de 13% das crian√ßas menores de 5 anos em todo o mundo. E a amamenta√ß√£o exclusiva, at√© os seis meses, salva mais de seis milh√Ķes de crian√ßas por ano s√≥ no Brasil.

A CONTEC tem trabalhado com firmeza esse tema nas mesas de negociação. Em 2010, com a promulgação da lei que ampliou a licença maternidade para 180 dias, a entidade lutou e conseguiu clausulas exclusivas nos acordos coletivos para garantir o direito às trabalhadoras securitárias e bancárias. Hoje, as mães do sistema financeiro podem se dedicar por até 6 meses aos seus bebês, lhes oferecendo exclusivamente a amamentação natural, como o indicado por médicos e especialistas.

O leite materno √© o melhor alimento que um beb√™ pode receber nos seus primeiros anos de vida, sendo indicado at√© dois anos ou mais. Sua superioridade org√Ęnica o torna o alimento mais completo para promover o crescimento e desenvolvimento infantil. Crian√ßas amamentadas tamb√©m est√£o mais protegidas contra doen√ßas infecciosas.

Transcrevemos abaixo entrevista da transmitida pela EBC ¬†com a enfermeira pedi√°trica do Banco de Leite Humano do Instituto Nacional de Sa√ļde da Mulher, da Crian√ßa e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Ma√≠ra Domingues Bernardes Silva, que esclarece alguns mitos e verdades sobre o tema:

Todo mundo está dizendo que o meu bebê não para de chorar porque é fome, pois tenho pouco leite ou porque meu leite é fraco. 

N√£o existe leite fraco. O leite materno √© o melhor alimento para os beb√™s devido tanto √†s suas propriedades nutricionais em quantidade e qualidade ideais, como tamb√©m a suas propriedades imunol√≥gicas, protegendo contra infec√ß√Ķes respirat√≥rias, diarreias, promovendo sa√ļde e permitindo um crescimento e desenvolvimento saud√°veis. At√© as m√£es desnutridas s√£o capazes de produzir um leite de qualidade. Al√©m disso, vale destacar que nem todo choro do beb√™ √© fome. Ele pode chorar por diversos outros motivos: frio ou calor, fralda suja, necessidade de carinho e aten√ß√£o, dentre outros motivos. Com o tempo, os pais v√£o aprendendo a lidar com o choro do beb√™.

Importante frisar que existem sinais indicativos de fome, são eles: colocar as mãos na boca, abrir a boca em busca da mama, fazer movimentos de sucção e o choro.

Levei meu bebê ao pediatra e ele disse que está tudo bem com meu filho, mas mesmo assim me receitou um leite especial.

O leite humano é o alimento ideal e mais completo para o bebê e deve ser oferecido de forma exclusiva até os seis meses de idade (ou seja, não há necessidade de oferecer água, sucos ou chás) e de forma complementar com outros alimentos a partir dos seis meses até os dois anos ou mais. Caso o bebê esteja perdendo peso, ou tenha alguma dificuldade com a amamentação, procure apoio e suporte para amamentar no Banco de Leite Humano.

Quanto tempo meu beb√™ deve amamentar? √Č importante oferecer os dois seios em cada mamada? Quando devo trocar de seio?

Não existe tempo de mamada. O bebê é quem decide quanto tempo vai durar cada mamada. O leite do final da mamada contém maior quantidade de gordura, fazendo o bebê ganhar peso e ficar saciado. Sendo assim, ele deve mamar até ficar satisfeito, demonstrando sinais de saciedade, como, por exemplo, quando para espontaneamente de mamar e solta o seio materno ou até mesmo quando dorme após a mamada. E esse tempo pode variar de bebê para bebê. Por este motivo, é importante que a mamada não seja interrompida, pois, se for, o bebê pode mamar pouco do leite do final. Em cada mamada, o bebê pode sugar somente um dos seios e ficar satisfeito, mas se ele continuar demonstrando que está com fome, pode-se oferecer o outro seio também. Aos poucos, a mãe vai conhecendo o seu bebê e percebendo seu ritmo.

Meu bebê mama em livre demanda, mas já ouvi dizer que isso não é indicado.

Recomenda-se mamadas frequentes, sem hor√°rio e dura√ß√£o pr√©-determinados (livre demanda), ou seja, o beb√™ deve mamar sempre que demonstrar sinais de fome conforme supracitado. √Č importante estar atento para a troca de fralda frequente do beb√™, pois este √© um bom sinal de que ele est√° mamando bem.

Existe preparo para amamentar?

O preparo para amamentar deve ser a partir de contato com mulheres que tiverem experiências positivas com a amamentação, bem como a participação em grupos de gestantes que apoiam e promovem a amamentação, e buscar ajuda em Bancos de Leite Humano sempre que tiverem dificuldades nesse processo.

No entanto, não existe preparo das mamas; sendo assim, não é recomendável utilizar óleos, cremes, buchas ou conchas, ou mesmo massagear e fazer qualquer manobra com os mamilos durante a gestação. A própria natureza (ou seja, fisiologia corporal) se encarrega deste preparo.

O que fazer quando o leite empedrar?

A mãe deve fazer massagem em movimentos circulares na mama e colocar o bebê para mamar. Se a mama estiver muito cheia, ela pode retirar um pouquinho de leite antes de amamentar para que a aréola fique macia e o bebê consiga abocanhar. Após amamentar, se a mama persistir cheia, a mãe deve continuar a massagem e realizar a ordenha do leite para armazenar e/ou doar para Bancos de Leite Humano.

Mães que têm mais leite do que o filho precisa podem amamentar algum filho de alguma amiga que esteja precisando? O que posso fazer com o meu leite excedente?

Elas nunca devem amamentar outro beb√™, nem deixar seus beb√™s serem amamentados por outras m√£es, ainda que sejam suas irm√£s, primas, melhores amigas. √Č contraindicada a amamenta√ß√£o cruzada (como √© conhecida a pr√°tica de m√£es que amamentam filhos de outras que apresentam alguma dificuldade com o aleitamento), pois muitos micro-organismos podem ser transmitidos pelo leite materno, inclusive o HIV. Sendo assim, para essas m√£es que t√™m muita produ√ß√£o de leite (mais do que seu beb√™ precisa), uma boa op√ß√£o √© serem doadoras de leite humano.

Doe somente para Bancos de Leite Humano. Neles, o leite doado √© pasteurizado e existe todo um controle de qualidade em todas as etapas do seu processamento, para que este seja um alimento funcional e seguro para os rec√©m-nascidos de baixo peso, prematuros ou com alguma patologia cr√īnica que est√£o internados em UTI’s. Para mais informa√ß√Ķes sobre doa√ß√£o de leite humano e orienta√ß√£o sobre amamenta√ß√£o, ligue para o Banco de Leite Humano do IFF: 08000 26 88 77.

Diretoria Executiva da CONTEC

Veja Também

Sugest√£o

CASSI tem novo presidente

Luis Aniceto Silva Cavicchioli assumiu a presid√™ncia da CASSI nesta sexta-feira, 20 de out…