Home Informe por Banco FENABAN Reunião da Comissão Bipartite Paritária de Saúde do Trabalhador CONTEC/FENABAN 

Reunião da Comissão Bipartite Paritária de Saúde do Trabalhador CONTEC/FENABAN 

0
801

A Comissão Bipartite Paritária de Saúde do Trabalhador CONTEC/FENABAN se reuniu em São Paulo na sexta-feira passada (29/09) para debater e aprofundar melhor nas questões relacionadas às doenças como a depressão, síndromes e outros transtornos que têm acometido milhares e milhares de trabalhadores do sistema financeiro.

Durante a reunião, a comissão CONTEC destacou que a depressão é hoje a segunda maior causa de afastamento dos bancários e, é a quarta doença, em todo o mundo, que justifica o afastamento de pessoas das suas atividades laborais. Os representantes dos trabalhadores relataram diversos casos de trabalhadores deprimidos em função de alguns quadro apresentados ao longo da vida entre eles: problemas traumáticos (desilusões amorosas, perda de emprego, problemas no ambiente familiar ou no ambiente de trabalho), uso de medicamentos e também a questão da genética.

Outro fator que foi debatido é a questão da ansiedade. Foram apresentados características de pessoas ansiosas assim como propostas de conter essa situação, como por exemplo a prática de esportes, o acompanhamento médico regular e tratamentos alternativos como a meditação e a espiritualização/religião.

A comissão CONTEC destacou o crescimento nos índices de trabalhadores identificados com a Síndrome de Brunout, conhecida por síndrome do esgotamento físico, mental e emocional. E essa doença é fruto do acúmulo das responsabilidades do dia a dia, somado às cobranças, a um ritmo acelerado, um estado de tensão emocional e estresse provocado por condições de trabalho desgastantes e estressantes.

Os debates entre CONTEC e FENABAN se aprofundaram para temas como o TAG (Transtorno de Ansiedade Grave); Síndrome do Pânico; Transtornos de Estresse pós-traumáticos; fobias; e Transtornos Obsessivos Compulsivos.

A CONTEC também destacou a importância da família, amigos e colegas de trabalho na recuperação dos trabalhadores em tratamento e também destacou a importância do estímulo dos bancos para que os bancários assumam uma vida mais saudável, que preze pela prática de esportes e uma alimentação saudável.

Houveram trocas de informações e foram apresentadas uma série de sugestões e propostas de melhorias. Os debates sobre a questão da saúde do trabalhador seguirá sendo aprofundado na próxima reunião da Comissão Paritária Bipartite agendada para novembro.

 
 
Diretoria Executiva da CONTEC
Veja Também

Sugestão

SANTANDER MUDA O PAGAMENTO PARA O DIA 30

A partir de março  2018, o Banco Santander Brasil S.A. vai pagar seus empregados no dia 30…