Home Informe por Banco FENABAN Reunião da Comissão Bipartite Paritária de Saúde do Trabalhador CONTEC/FENABAN 

Reunião da Comissão Bipartite Paritária de Saúde do Trabalhador CONTEC/FENABAN 

0
504

A Comissão Bipartite Paritária de Saúde do Trabalhador CONTEC/FENABAN se reuniu em São Paulo na sexta-feira passada (29/09) para debater e aprofundar melhor nas questões relacionadas às doenças como a depressão, síndromes e outros transtornos que têm acometido milhares e milhares de trabalhadores do sistema financeiro.

Durante a reunião, a comissão CONTEC destacou que a depressão é hoje a segunda maior causa de afastamento dos bancários e, é a quarta doença, em todo o mundo, que justifica o afastamento de pessoas das suas atividades laborais. Os representantes dos trabalhadores relataram diversos casos de trabalhadores deprimidos em função de alguns quadro apresentados ao longo da vida entre eles: problemas traumáticos (desilusões amorosas, perda de emprego, problemas no ambiente familiar ou no ambiente de trabalho), uso de medicamentos e também a questão da genética.

Outro fator que foi debatido é a questão da ansiedade. Foram apresentados características de pessoas ansiosas assim como propostas de conter essa situação, como por exemplo a prática de esportes, o acompanhamento médico regular e tratamentos alternativos como a meditação e a espiritualização/religião.

A comissão CONTEC destacou o crescimento nos índices de trabalhadores identificados com a Síndrome de Brunout, conhecida por síndrome do esgotamento físico, mental e emocional. E essa doença é fruto do acúmulo das responsabilidades do dia a dia, somado às cobranças, a um ritmo acelerado, um estado de tensão emocional e estresse provocado por condições de trabalho desgastantes e estressantes.

Os debates entre CONTEC e FENABAN se aprofundaram para temas como o TAG (Transtorno de Ansiedade Grave); Síndrome do Pânico; Transtornos de Estresse pós-traumáticos; fobias; e Transtornos Obsessivos Compulsivos.

A CONTEC também destacou a importância da família, amigos e colegas de trabalho na recuperação dos trabalhadores em tratamento e também destacou a importância do estímulo dos bancos para que os bancários assumam uma vida mais saudável, que preze pela prática de esportes e uma alimentação saudável.

Houveram trocas de informações e foram apresentadas uma série de sugestões e propostas de melhorias. Os debates sobre a questão da saúde do trabalhador seguirá sendo aprofundado na próxima reunião da Comissão Paritária Bipartite agendada para novembro.

 
 
Diretoria Executiva da CONTEC
Veja Também

Sugestão

CASSI tem novo presidente

Luis Aniceto Silva Cavicchioli assumiu a presidência da CASSI nesta sexta-feira, 20 de out…