Home Sobre a Contec

Sobre a Contec

Fundada em 28 de julho de 1958, a CONTEC РConfederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito Рé uma entidade sindical de grau superior que coordena as entidades sindicais dos bancários e securitários brasileiros. Também defende os direitos e interesses desses junto aos empregadores e poderes judiciário, executivo e legislativo.

Veja aqui a Diretoria da CONTEC

Competência da Diretoria Executiva
Gestão orçamentária, contábil, patrimonial e financeira da entidade e encaminhamento de matérias de interesse dos trabalhadores do setor financeiro.

Presidente
Representar a Confedera√ß√£o perante os poderes p√ļblicos ou onde se fa√ßa necess√°ria sua presen√ßa, em ju√≠zo ou fora dele. Compete ao presidente convocar e presidir as reuni√Ķes do Conselho Diretor, da Diretoria Executiva, do Conselho de Diretores Setoriais e das Diretorias espec√≠ficas da CONTEC.

Vice-Presidentes
Substituir o Presidente em seus impedimentos, e auxili√°-lo no que for necess√°rio.

Secret√°rio-Geral
Redigir e transcrever as atas das reuni√Ķes do Conselho Diretor e da Diretoria Executiva. Supervis√£o e fiscaliza√ß√£o dos trabalhos da Secretaria e mat√©rias relativas a sa√ļde e seguran√ßa do trabalho, comunica√ß√£o e rela√ß√Ķes intersindicais.

Diretor de Finanças
Dire√ß√£o, organiza√ß√£o e fiscaliza√ß√£o dos servi√ßos cont√°beis da tesouraria, mat√©rias de natureza econ√īmico-patrimoniais, assuntos judici√°rios, sociais, trabalhistas, de educa√ß√£o e cultura.

Diretor de Assuntos Legislativos
Acompanhamento no Congresso Nacional dos projetos de interesse das categorias profissionais.

Diretor de Previdência Social e Complementar
Acompanhamento das matérias de interesse dos trabalhadores e das entidades sindicais filiadas, nos Ministérios do Trabalho e da Previdência Social.

Decreto n¬ļ 46.543, de 04 de Agosto de 1959

                                                                              Reconhece a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Crédito.

O PRESIDENTE DA REP√öBLICA, atendendo ao que lhe exp√īs o Minist√©rio de Estado dos Neg√≥cios do Trabalho, Ind√ļstria e Com√©rcio, e, usando da atribui√ß√£o que lhe confere o art. 537, ¬ß 3¬ļ, da Consolida√ß√£o das Leis do Trabalho pelo Decreto-lei n√ļmero 5.452, de 1 de maio de 1934,

DECRETA:

Artigo √ļnico. Fica reconhecida a Confedera√ß√£o Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Cr√©dito, com sede na Capital da Rep√ļblica, como entidade sindical de grau superior, coordenadora dos interesses profissionais dos trabalhadores nas empresas de cr√©dito em todo o territ√≥rio nacional, na conformidade do regime institu√≠do pela Consolida√ß√£o das Leis do Trabalho.

Rio de Janeiro, 4 de agosto de 1959; 138¬ļ da Independ√™ncia e 71¬ļ da Rep√ļblica.

JUSCELINO KUBITSCHEK
Fernando Nóbrega