Home Contec Online 2009 Abril 2009 Inf.09/429 – REVISÃO DA CARREIRA PROFISSIONAL DA CAIXA

Inf.09/429 – REVISÃO DA CARREIRA PROFISSIONAL DA CAIXA

0
311

ESPECIAL CAIXA: REVISÃO DA CARREIRA PROFISSIONAL – REALINHAMENTO DA TABELA SALARIAL VIGENTE

Após a recusa pela CONTEC da tabela apresentada no dia 26 de março de 2009, a CAIXA apresentou nova proposta ontem(23.04.09), que segue em arquivo anexo.

Ao apresentar esta tabela, a CAIXA esclareceu que estava considerando o mercado público e o mercado privado, adotando progressão geométrica (PG) decrescente como forma de valorizar o tempo médio na carreira. Os negociadores do Banco ainda justificaram a viabilidade técnica, econômica, e financeira.

É importante relembrarmos que a CONTEC, no dia 26 de março passado, rejeitou e contestou a primeira tabela apresentada pela CAIXA e após a apresentação de mais duas tabelas, a CAIXA apresenta esta quarta proposta (que segue em arquivo anexo para DOWNLOAD).

Os empregados da carreira profissional neste momento, às 10h, foram convocados em todos os estados do Brasil para conhecer a proposta, que será apresentada pela direção da CAIXA por meio de vídeo conferência.

Embora a CAIXA tenha dito que esta é a última proposta, a CONTEC reivindicou que o banco observe o cumprimento da clausula 47 do ACT 2008/2009, assinado pela CONTEC/CAIXA no dia 30 de outubro de 2008. Diz a cláusula:

CLAUSULA 47 – REVISÃO DA ESTRUTURA DA CARREIRA PROFISSIONAL
A CAIXA assume o compromisso de desenvolver e implementar projeto de revisão da atual estrutura da Carreira Profissional e implementá-lo a partir do primeiro trimestre 2009.
Parágrafo primeiro – O estudo será referenciado em pesquisas entre empresas que incluam o segmento de bancos, privados e públicos, empresas estatais, órgãos da administração pública e de empresas especializadas na área de conhecimento do cargo efetivo pesquisado.
Parágrafo segundo – O instrumento deverá ter viabilidade técnica e econômico-financeira de forma a ser sustentável, e sua implantação está condicionada a aprovação dos órgãos controladores.

Parágrafo terceiro – Estar desvinculado do plano REG/REPLAN da FUNCEF sem saldamento será um dos requisitos do processo.

Diante disto, a CONTEC não aceitou que a implantação do novo PCS fosse a partir de abril, mas sim no primeiro trimestre (até março). Os negociadores da CAIXA ficaram de levar a reivindicação à direção e se comprometeram em responder à solicitação ainda hoje (24.04.09).

Advocef, Anec e profissionais da CAIXA estão sendo informados quanto ao andamento das negociações. Após mobilizações de uma hora e uma greve de advertência de 24 h, os profissionais da CAIXA decidiram iniciar a greve por tempo indeterminado a partir do dia 28 de abril.

Ontem(23.04.09), vários profissionais juntos decidiram pela greve por tempo indeterminado. No dia 27.04.09 (segunda-feira) ocorrerão assembléias com intuito de organizar a greve para terça-feira (28.04.09).

Destacamos ainda que a tabela que segue está sendo analisada por todos os profissionais. ANEAC, ADVOCEF, CONTEC, sindicatos e federações estão acompanhando o movimento e a mobilização dos empregados da carreira profissional da CAIXA. Aguardem mais informações.

Diretoria Executiva da CONTEC

Veja Também

Sugestão

Juro do rotativo do cartão de crédito sobe para 399,1% em julho

Indicador de Custo do Crédito (ICC) mostrou estabilidade em julho ante junho, em 22,2% ao …