Home Contec Online 2009 Abril 2009 Inf.09/422 – LULA MANDA BB E CAIXA AJUDAR VAREJISTAS

Inf.09/422 – LULA MANDA BB E CAIXA AJUDAR VAREJISTAS

0
297
Presidente orienta bancos estatais a abrirem novas linhas de crédito a grandes redes de varejo, como Casas Bahia e Extra

Por ordem direta do presidente Lula, os dois principais bancos federais, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, abrirão novas linhas de crédito para as financeiras de grandes lojas de varejo.
Segundo apurou a Folha, Lula tomou a decisão após uma série de conversas de representantes do setor com ele e a equipe econômica. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi o principal interlocutor. Lula quer estimular a venda de eletrodomésticos para tentar obter um resultado positivo do PIB já em 2009, embora analistas do mercado estejam prevendo recuo de 0,49% no ano.
O BB e a Caixa foram orientados a conversar com grandes redes de varejo, como Casas Bahia, Magazine Luiza e Extra, a fim de mapear a demanda desses grupos para suas financeiras. Segundo dados do governo, o grosso do crédito aos consumidores de bens duráveis (como fogões e geladeiras) é fornecido por essas redes. O cliente chega à loja e faz ali mesmo o seu crediário.
As grandes redes se queixaram da dificuldade de crédito e das altas taxas de juros. Bancos privados estão mais seletivos por causa da crise. A orientação de Lula é fornecer crédito a menores taxas e irrigar a economia com mais recursos.
Segundo as grandes redes varejistas, houve elevação da inadimplência, mas num patamar razoável, que seria atenuada com alta nas vendas.
Os recursos para as novas linhas de crédito do BB e da Caixa virão da captação desses bancos no próprio mercado, sem recursos do Tesouro nem uso dos depósitos compulsórios desses bancos, segundo a última decisão da Fazenda.
Fonte: Folha de S.Paulo

Diretoria Executiva da CONTEC

Veja Também

Sugestão

Juro do rotativo do cartão de crédito sobe para 399,1% em julho

Indicador de Custo do Crédito (ICC) mostrou estabilidade em julho ante junho, em 22,2% ao …