Início » 5G estreia hoje em Fortaleza, Natal e Recife

5G estreia hoje em Fortaleza, Natal e Recife

postado Assessoria Igor

Estreia nesta segunda-feira em Fortaleza (CE), Natal (RN) e Recife (PE) o 5G puro (standalone), que oferece mais velocidade de internet e baixo tempo de resposta. Com a autorização da Anatel para que as operadoras de telefonia ativem a quinta geração de internet móvel nessas três capitais, o país alcança um total de 15 cidades com o novo sistema.

As prestadoras Claro, Tim e Vivo – empresas que arremataram as novas frequências – deverão ter no mínimo 63 estações de 5G ativadas no Recife, 33 em Natal e 102 em Fortaleza até o dia 28 de novembro, quando vence a obrigação do edital do leilão realizado no fim do ano passado, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Já há estações de 5G operando em Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

O que é o 5G?

O 5G é a quinta geração de internet móvel, uma evolução da rede 4G atual. A expectativa é que ela traga mais velocidade para o tráfego de dados móveis no dia a dia, reduzindo o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e trazendo maior estabilidade para as conexões.

O que muda com a chegada do 5G?

A nova geração permite velocidade até cem vezes maior que a da atual rede 4G. Para acessá-la é preciso contar com um aparelho celular habilitado ao 5G.

O 5G vai favorecer possibilidades de novas experiências digitais, como games em tempo real com vários usuários jogando simultaneamente, internet das coisas e realidades virtual e aumentada.

Desde 2020 as operadoras já ofereciam no país o 5G DSS, rede com velocidade maior que a do 4G, mas ainda longe do 5G real. O DSS é uma combinação de frequências usadas para prover maior velocidade com antenas 4G.

Fonte: O Globo

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas