Início » 8 de março – Dia Internacional da Mulher

8 de março – Dia Internacional da Mulher

postado Assessoria Igor

Neste Dia Internacional da Mulher, celebramos as conquistas, relembramos as lutas histórias e enfatizamos as lideranças femininas. Em 1917, a manifestação “Pão e Paz” na Rússia solidificou o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, embora tenha sido oficializado apenas em 1921.

Entre as primeiras conquistas marcantes ao longo do século 20, está a assinatura do primeiro acordo internacional de igualdade entre homens e mulheres pela ONU em 1945. Depois, o reconhecimento da data pelas Nações Unidas em 1977.  No Brasil, um movimento entre as lideranças femininas e o Estado de São Paulo, foi criado o Conselho Estadual da Condição Feminina em São Paulo, em 1982 e seguido, em 1985, pela primeira Delegacia Especializada da Mulher. Hoje, celebramos as conquistas alcançadas, reconhecendo que a luta por igualdade e justiça continua, e honramos as mulheres que desempenharam e continuam desempenhando papéis fundamentais na construção de um futuro mais igualitário.

A criação do CONSELHO CONTEC MULHER foi um movimento histórico, não só dentro da Confederação, como no sistema financeiro e no mundo sindical. Ele converge com as conquistas femininas históricas e cobra a presença de mulheres em cargos de comando, a aplicação da lei de igualdade salarial entre tantas outras necessidades. Seguimos no debate e atuantes por um mundo menos injusto e mais inclusivo.” disse a presidente do Conselho, Ana Paula Guedes.

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas