Home Informe por Banco Banco do Brasil Banco do Brasil anuncia corte em cargos na Direção Geral

Banco do Brasil anuncia corte em cargos na Direção Geral

0
14,968

Em comunicado encaminhado aos funcionários nesta quinta-feira (01/02), o banco anunciou a redução de cargos na Direção Geral, com reabertura do PAQ (Programa de Adequação de Quadros), por mais 19 dias.

Al√©m dos funcion√°rios das unidades estrat√©gicas que ocupam fun√ß√Ķes extintas, funcion√°rios na mesma condi√ß√£o tamb√©m poder√£o fazer a ades√£o ao programa.

Segundo o referido comunicado, a medida est√° em conson√Ęncia com as medidas anteriormente adotadas pelo banco, que alega estar buscando a sustentabilidade da institui√ß√£o, num mercado em transforma√ß√£o, competitivo e desafiador.

Conforme o mencionado comunicado, os funcionários da direção geral serão reduzidos a cerca de 8,3% da capacidade operacional do banco.

O banco informou ainda no citado comunicado que manter√° as condi√ß√Ķes para o desligamento e os crit√©rios de movimenta√ß√£o do PAQ divulgados no dia 05 de janeiro passado e que os funcion√°rios da dire√ß√£o geral ocupantes das fun√ß√Ķes extintas poder√£o concorrer aos cargos dispon√≠veis na empresa pelo sistema denominado TAO, como p√ļblico priorizado para o preenchimento das vagas existentes.

O banco informa que manterá o cronograma original informado aos funcionários que tiveram seus pedidos de desligamento pelo PAQ confirmados no início desta semana.

O BB afirma ainda que depois da revisão do quadro na Direção Geral, retomará o processo de preenchimento de eventuais vagas que vierem a surgir.

ACOMPANHAMENTO PELA CONTEC

A CONTEC vem acompanhando a implementa√ß√£o do PAQ, havendo sido acionada por in√ļmeros colegas afetados pelo programa.

A CONTEC mant√©m as orienta√ß√Ķes e avalia√ß√£o publicadas logo ap√≥s a reuni√£o de 05/01 realizada com o Banco para registro das preocupa√ß√Ķes com os reflexos na vida dos funcion√°rios:

ORIENTAÇÃO 

A CONTEC orienta que cada funcion√°rio envolvido no processo dever√° cercar-se de todos os cuidados para tomar suas decis√Ķes, seja de movimenta√ß√£o para fora de seu munic√≠pio, seja de ades√£o a programas de incentivo a aposentadoria ou de desligamento, considerando inclusive as perdas das verbas e benef√≠cios indiretos, como PLR, aux√≠lio alimenta√ß√£o e refei√ß√£o, custos com planos de sa√ļde para a fam√≠lia, etc.

Cada funcion√°rio deve analisar sua situa√ß√£o e ver se o PAQ lhe conv√©m. O funcion√°rio necessita avaliar cuidadosamente sua situa√ß√£o antes de decidir a respeito da quest√£o. O funcion√°rio n√£o pode decidir com base nas press√Ķes decorrentes da situa√ß√£o de excedente. Tem ainda que verificar seus direitos e reflexos junto √† CASSI e PREVI, em caso de ades√£o ao programa. A prop√≥sito, o BB informou que a CASSI e a PREVI disponibilizar√£o mais informa√ß√Ķes em seus canais de atendimento. Os funcion√°rios dever√£o buscar esclarecimento junto √†s duas entidades, sobre os benef√≠cios que ser√£o mantidos em caso de ades√£o ao programa.¬†

Para decidir pelo desligamento, √© necess√°rio que o funcion√°rio avalie a perspectiva de carreira fora do BB, bem como as perspectivas e condi√ß√Ķes de recoloca√ß√£o no mercado de trabalho, bem como os custos com plano de sa√ļde para a fam√≠lia e compare com os benef√≠cios oferecidos pelo banco.¬†

AVALIAÇÃO

Por √≥bvio que se os denominados ‚Äúprogramas de desligamentos volunt√°rios‚ÄĚ se pagam em pouqu√≠ssimo tempo, as maiores vantagens s√£o da empresa.

A CONTEC defende um banco √ļtil √† sociedade e preocupa-se, sobremaneira com os reflexos de programas da esp√©cie na vida dos trabalhadores.

Não há como deixarmos de nos preocupar com o fechamento ou redução de capacidade de unidades, com significativa redução dos postos de trabalho.

Uma das preocupa√ß√Ķes √© que, segundo as regras do programa, o funcion√°rio que decide pela ades√£o a programa de incentivo a aposentadoria ou de desligamento, mas fica condicionado √† situa√ß√£o futura imprevis√≠vel.

Diretoria Executiva da CONTEC

Veja Também

Sugest√£o

Reforma trabalhista reduz em até 30% salário de trabalhadores rurais

Fotografia: C√≠cero R. C. Omena/Flickr Oito meses ap√≥s a implanta√ß√£o da Reforma Trabalhista…