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Banco Pan, BMG e Bradesco lideram reclamaƧƵes ao BC no 3Āŗ trimestre

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O banco Pan ficou em primeiro lugar no ranking de reclamaƧƵes contra instituiƧƵes financeiras no terceiro trimestre, informou hoje, o Banco Central (BC). Foram consideradas as instituiƧƵes com mais de 4 milhƵes de clientes. (Da AgĆŖncia Brasil)

No perĆ­odo, o BC recebeu 646 queixas consideradas procedentes contra o banco, sendo a maioria relacionada Ć  “oferta ou prestaĆ§Ć£o de informaĆ§Ć£o a respeito de produtos e serviƧos de forma inadequada (125)”.

Para elaborar o ranking, as reclamaƧƵes procedentes sĆ£o divididas pelo nĆŗmero de clientes da instituiĆ§Ć£o financeira que originou a demanda e multiplicadas por 1 milhĆ£o.

Assim, Ć© gerado um Ć­ndice, que representa o nĆŗmero de reclamaƧƵes do banco para cada grupo de 1 milhĆ£o de clientes.

O resultado Ć©, portanto, avaliado pela quantidade de clientes de cada instituiĆ§Ć£o financeira. Com esse cĆ”lculo, o Pan ficou com Ć­ndice 149,58.

Em segundo lugar nas queixas, vem a BMG, com ƭndice 82,22 e 376 reclamaƧƵes. E, em terceiro, o Bradesco, com ƭndice 24,16 e 2.409 reclamaƧƵes.

O banco Pan tem 4.318.631 clientes, o BMG, 4.566.863, e o Bradesco, 99.684.907.

Procurados pela AgĆŖncia Brasil, banco Pan, BMG e Bradesco nĆ£o se pronunciaram sobre o assunto atĆ© a publicaĆ§Ć£o deste texto. ReclamaƧƵes No total, o Banco Central recebeu 12.837 reclamaƧƵes contra todas as instituiƧƵes financeiras. A maioria das reclamaƧƵes Ć© relacionada com a oferta ou prestaĆ§Ć£o de informaĆ§Ć£o a respeito de produtos e serviƧos de forma inadequada (2.347) e irregularidades relativas Ć  integridade, confiabilidade, seguranƧa, sigilo ou legitimidade das operaƧƵes e serviƧos relacionados a cartƵes de crĆ©dito (1.742).

Como reclamarĀ 

A insatisfaĆ§Ć£o com serviƧos e produtos oferecidos por instituiƧƵes financeirasĀ pode ser registrada no BC e as reclamaƧƵes ajudam na fiscalizaĆ§Ć£o e na regulaĆ§Ć£o do Sistema Financeiro Nacional.

Quando a reclamaĆ§Ć£o chega ao Banco Central, ela Ć© encaminhada para a instituiĆ§Ć£o financeira, que tem prazo de dez dias Ćŗteis (descontados sĆ”bados, domingos e feriados) para dar uma resposta, com cĆ³pia para o BC.

Entretanto, o BC recomenda que a reclamaĆ§Ć£o seja registrada, primeiramente, nos locais onde o atendimento foi prestado ou no serviƧo de atendimento ao consumidor (SAC) do banco.

Se o problema nĆ£o for resolvido, o cliente pode recorrer Ć  ouvidoria da instituiĆ§Ć£o financeira, que terĆ” prazo de atĆ© dez dias Ćŗteis para apresentar resposta.

Os clientes bancƔrios tambƩm podem buscar atendimento no Procon e recorrer Ơ JustiƧa. Veja mais economia de um jeito fƔcil de entender: @uoleconomia no Instagram.

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Fonte: UOL

Diretoria Executiva da CONTEC

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