Home Contec Online Bolsonaro antes achava “falta de humanidade” aposentadoria aos 65 anos

Bolsonaro antes achava “falta de humanidade” aposentadoria aos 65 anos

0
1,001

O presidente Jair Bolsonaro entregou sua proposta de reforma da PrevidĂȘncia ao Congresso, que prevĂȘ uma idade mĂ­nima de 65 anos para a aposentadoria de homens e de 62 para mulheres. A idade mĂ­nima contraria declaraçÔes dadas pelo presidente no passado.

Durante a campanha eleitoral, em 2018, Bolsonaro chegou a dizer que a idade mĂ­nima de 65 era “falta de humanidade”. Na Ă©poca, afirmou que o desequilĂ­brio das contas pĂșblicas nĂŁo tinha qualquer relação com a PrevidĂȘncia e que jamais atuaria para levar “misĂ©ria” aos aposentados por exigĂȘncia do mercado financeiro.

Logo depois da posse, em entrevista ao SBT, o presidente disse que a sua equipe estava estudando criar uma idade mínima de 62 para homens e de 57 para mulheres até o final de 2022.

DIVERGÊNCIA COM PAULO GUEDES
No caso da atual proposta, a idade mĂ­nima teria sido alvo de divergĂȘncia entre o presidente e a equipe econĂŽmica, segundo o secretĂĄrio especial de PrevidĂȘncia e Trabalho, RogĂ©rio Marinho.

De acordo com Marinho, o ministro Paulo Guedes queria 65 anos para homens e mulheres e uma transição em 10 anos, mas Bolsonaro preferia 65 para homens e 60 para mulheres, com transição mais longa. Bateram o martelo em 65 e 62 anos, diferenciando homens e mulheres, com transição em 12 anos.

PRESIDENTE DISSE QUE “ERROU ” NO PASSADO
Ao entregar a proposta ao presidente da CĂąmara dos Deputados, Rodrigo Maia, Bolsonaro disse que errou ao ter se posicionado contra a reforma da PrevidĂȘncia quando era deputado federal.

O presidente tem um histĂłrico de posicionamentos contrĂĄrios Ă s tentativas de mudar o sistema de aposentadorias. Votou contra a reforma nos governos de Fernando Henrique Cardoso e de Luiz InĂĄcio Lula da Silva.

Fonte: UOL

Diretoria Executiva da CONTEC

Veja Também

SugestĂŁo

Bolsonaro sobre privatizaçÔes: “Na Caixa e no BB, nĂŁo pretendo mexer”

Em cafĂ© da manhĂŁ com jornalistas, nesta quinta-feira (23/5), o presidente Jair Bolsonaro m…