Home Informe por Banco Caixa Econômica Caixa estuda novo PDV em junho

Caixa estuda novo PDV em junho

4
21,792

A Caixa Econômica Federal estuda a  possibilidade de anunciar até junho um novo Plano de Demissão Voluntário (PDV). O processo para abertura do novo plano está, praticamente, pronto e faltam apenas alguns detalhes envolvendo o número de bancários que poderão aderir ao Plano.

Desde de que assumiu o comando da Caixa, o presidente do banco, Pedro Guimarães, tem afirmado que a estatal abrirá um novo PDV ainda em 2019. Na última reunião com a Diretoria Executiva da Contec, Guimarães voltou a fazer a afirmação.

Condições e Limites

O PDV deve trazer as mesmas condições para adesão apresentadas no Programa de Desligamento do Empregado (PDE) lançado ano passado.  Os incentivos e garantias também serão os mesmo. A diferença será apenas no valor da indenização financeira, que deve ficar um pouco menor. Outra diferença será no limite de bancários que poderão deixar a Caixa por meio do PDV. Ano passado, somado as duas etapas do PDE, pouco mais de 3 mil empregados saíram do banco.

Agora, esse limite pode ser um pouco menor. Algo em torno de 2,5 mil. E é justamente por conta desse número que o PDV ainda não foi oficialmente lançado.

Até o final de 2019, estima-se que cerca de 20 mil bancários reúnam condições para ingressar no PDV. A ideia inicial era de que metade desses trabalhadores (10 mil) saíssem da Caixa pelo Plano. Entretanto, Guimarães teria sido alertado por técnicos do banco para dois pontos importantes: o primeiro de que a saída de 10 mil bancários traz impactos financeiros e influenciará no resultado de 2019. O outro de que o banco não estaria preparado para uma perder de uma só vez essa força de trabalho. Isso poderia impactar no funcionamento da estatal e prejudicar a prestação do serviço.

Por isso, esses técnicos defendem um número menor. Ou então, escalonar os 10 mil ao longo dos quatro anos que a atual gestão deve permanecer à frente da Caixa.

 

 

Diretoria Executiva da CONTEC

Veja Também

Sugestão

Feliz Páscoa!

Desejamos a todos uma Feliz Páscoa, repleta de momentos felizes em família e com amigos! É…