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Caixa, Santander e BB lideram reclamaƧƵes contra bancos no 1Āŗ tri

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No topo do ranking elaborado pelo BC estƔ a Caixa, com ƭndice de reclamaƧƵes de 2.444 queixas

BRASƍLIA – A Caixa EconĆ“mica Federal, o Santander e o Banco do Brasil sĆ£o as instituiƧƵes que aparecem na lideranƧa do mais recente Ranking de InstituiƧƵes por ƍndice de ReclamaƧƵes, divulgado nestaĀ  pelo Banco Central. No topo do ranking, referente ao primeiro trimestre de 2018, estĆ” a Caixa, com Ć­ndice de reclamaƧƵes de 27,62. Nesta lista, sĆ£o consideradas as instituiƧƵes com mais de 4 milhƵes de clientes.

Pela metodologia do BC, este Ć­ndice Ć© calculado com base no nĆŗmero de reclamaƧƵes consideradas procedentes, dividido pelo nĆŗmero total de clientes do banco e multiplicado por um fator fixo (1.000.000). No caso da Caixa, foram 2.444 reclamaƧƵes consideradas procedentes no primeiro trimestre, numa base total de 88.470.270 clientes.

Bancos
Ā Na lista sĆ£o consideradas as instituiƧƵes com mais de 4 milhƵes de clientes Foto: J.F. Diorio/EstadĆ£

Na segunda posiĆ§Ć£o entre os bancos que foram alvos de reclamaƧƵes aparece o Santander, com Ć­ndice de 25,66 (1.038 reclamaƧƵes procedentes e 40.441.975 clientes). Na terceira posiĆ§Ć£o do ranking estĆ” o Banco do Brasil, com Ć­ndice de 24,20, resultado de 1.504 reclamaƧƵes procedentes numa base de 62.141.375 clientes.

Na sequĆŖncia do ranking, ainda considerando os bancos e as financeiras com mais de 4 milhƵes de clientes, aparecem Bradesco (Ć­ndice de 20,05), ItaĆŗ (14,58), Banrisul (12,21), Votorantim (6,38), Pernambucanas (3,79), Midway (3,50) e Banco do Nordeste (0,46).

InstituiƧƵes menores.Ā O ranking do BC indica ainda que, entre as instituiƧƵes financeiras com menos de 4 milhƵes de clientes, o campeĆ£o de reclamaƧƵes Ć© o BRB, com Ć­ndice de 311,77. Na sequĆŖncia aparecem Safra (73,56) e Intermedium (67,59).

ReclamaƧƵes.Ā Entre os assuntos que mais motivam reclamaƧƵes por parte dos clientes, o campeĆ£o Ć© o item “irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, seguranƧa, sigilo e legitimidade das operaƧƵes e serviƧos, exceto as relacionadas a cartĆ£o de crĆ©dito, cartĆ£o de dĆ©bito, internet banking e ATM”. Ao todo, de acordo com o BC, este assunto gerou 1.300 reclamaƧƵes com indĆ­cios de descumprimento das regras em vigor.

Na sequĆŖncia dos assuntos mais reclamados aparecem “oferta ou prestaĆ§Ć£o de informaĆ§Ć£o a respeito de produtos e serviƧos de forma inadequada” e, em seguida, “irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, seguranƧa, sigilo ou legitimidade das operaƧƵes e serviƧos relacionados a cartƵes de crĆ©dito”.

Fonte: O Estado de S.Paulo

Diretoria Executiva da CONTEC

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