Início » Campanha Salarial 2022- CEBNN/CONTEC cobra auxílios da FENABAN

Campanha Salarial 2022- CEBNN/CONTEC cobra auxílios da FENABAN

postado Assessoria Igor

Terminou sem acordo a reunião entre a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação-CEBNN/CONTEC e representantes da FENABAN, ocorrida na tarde desta segunda-feira (15).

A Contec encaminhou os últimos itens presentes na pauta de reivindicações, e voltou a tratar daquelas que se referem à saúde do trabalhador. São as seguintes cláusulas:

  • 22- Proteção à empregada gestante;
  • 23-Trabalho em home office (teletrabalho);
  • 24- Covid 19; 
  • 33- Contribuição negocial;
  • 38- Negociação exclusiva com o Sindicato;
  • 39- Abrangência da Convenção Coletiva;
  • 40- Vigência.

O teletrabalho, que continua sendo amplamente utilizado pelos trabalhadores durante o período de maior isolamento pela pandemia de Covid-19, já é uma realidade, também, no sistema financeiro. Por isso, é preciso que os bancos forneçam condições dignas de trabalho para seus funcionários, bem como, auxílios financeiros para custear despesas adicionais, respeitados todos os protocolos e procedimentos das autoridades sanitárias.

Estes foram alguns dos tópicos debatidos a respeito da cláusula 23 da pauta de reivindicações. A Contec solicitou que os representantes patronais levassem em consideração, os custos extraordinários dos bancários com internet, água e luz. A FENABAN informou que vai levar as reivindicações para os Bancos e que voltará a tratar deste tema na próxima reunião.

“Os bancários, assim como toda a sociedade, sofreram muito no período de isolamento e neste momento precisam que os bancos sejam solidários a estes ajustes impostos com o trabalho remoto. O salário dos trabalhadores já está comprometido com a inflação e a falta de bons reajustes, não podemos aceitar que os custos operacionais recaiam sobre o lado mais fraco desta relação.” Disse o presidente da CEBNN/CONTEC, Lourenço Prado, que enfatizou a importância da aprovação desta cláusula. 

Sobre a pandemia e os cuidados com a disseminação da Covid-19 nos ambientes bancários, tratados pela cláusula 24, que sugere ajustes para os bancos, não foi aceita por parte da representante patronal, que afirmou que as agências são ambientes seguros e com protocolos sanitários eficientes.

Quanto às cláusulas 22, sobre a proteção das trabalhadoras grávidas e 39, que trata da abrangência da Convenção Coletiva, a FENABAN informou que pretende manter as cláusulas vigentes na CCT.

Para o próximo encontro, ficou acordado entre as partes que as cláusulas 34- Estabilidade do Dirigente Sindical; 38- Negociação exclusiva com o Sindicato e 03- Reajustes dos Auxílios: Refeição, Cesta Básica, Alimentação, Creche/Babá e demais benefícios. A reunião virtual está marcada para o dia 18 de agosto, às 14:00 horas.

Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação- CEBNN/CONTEC

#MaisConquistas #ValorizaçãoDoTrabalhador

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas