Home Contec Online CONTEC pede reforço nas medidas preventivas das agências do ITAÚ/Unibanco 

CONTEC pede reforço nas medidas preventivas das agências do ITAÚ/Unibanco 

0
3,295

A CONTEC, vem dialogando com o Banco Itau-Unibanco, sobre a prevenção para evitar a transmissão do novo coronavírus entre bancários e securitários da instituição financeira no Brasil.

Hoje (9/4) durante  o diálogo, a CONTEC elencou problemas que  ocorreram nesta semana em diversas bases de nossas Federações. Embora o Itaú-Unibanco tenha orientado medidas protetivas (lavar as mãos, usar o álcool em gel, manter a distância mínima de um metro e meio entre as pessoas) e ainda reforçado junto às Empresas de Asseio e Conservação um trabalho mais rigoroso de desinfecção das torneiras, maçanetas, pisos, portas de segurança, teclados dos caixas eletrônicos, cadeiras e os móveis em geral, em alguns municípios, as orientações não foram seguidas.

A desinfecção, solicitada pelo Banco, está deixando muito a desejar. Os vigilantes também precisam ser orientados sobre a transmissão do novo coronavírus. 

Ainda sobre as ações de prevenção contra a transmissão do novo coronavírus , a CONTEC tem relatando fatos pedindo soluções em várias agências. Como os funcionários vulneráveis estão em condições de isolamento social, o número de trabalhadores está reduzido, inviabilizando o trabalho mínimo na Agência,  não tendo condições nem mesmo de revezamento.

A CONTEC reiterou, novamente, sobre os cuidados com a alimentação dos funcionários, pois com número reduzido para o atendimento, muitos estão deixando de se alimentar  e nem tomam água, ficando desidratados sem nutrientes no organismo..

Quanto ao uso  dos EPIs, orientar todos  funcionários sobre o uso  de máscara e alcool em gel e providenciar urgente  a reposição dos EPIs..

A Contec  colocou  que atualmente a orientação dos técnicos de saúde mudou quanto ao uso das máscaras pois  a contaminação está numa velocidade que é imprescindível a proteção de todos os trabalhadores com o uso da máscara, que ajuda como uma barreira para evitar que o vírus entre em contato com o sistema respiratório.

Hoje, no diálogo que a CONTEC, teve com o Itau- Unibanco, foi falado que, como AÇÕES DE PREVENÇÃO, o Banco   apresentou  conjunto de iniciativa que foram  tomadas após informações, denuncias, relatos e sugestões dos dirigentes sindicais, em  nível nacional, para bancários e securitários.

01- reforçar e equipar as agências e locais de trabalho com álcool em  gel

02- distribuição de máscaras protetoras

03-Cumprimentos de decretos federais, estaduais e municipais sobre o novo Coronavírus

04- Cobrança e exigência das empresas de Asseio e Conservação sobre desinfecção e limpeza profunda de todas as partes nos locais de trabalho e de recepção dos clientes e usuários

05- reforçar o pedido de orientação as empresa de Vigilância  Bancária Contratada

06- Rodízio semanal entre os funcionários que estão  nos locais de trabalho

07- reforçar a orientação quanto a manutenção da distância de um metro e meio entre as pessoas.

08- Reafirmação do compromisso de não demissão, salvo por justa causa e falta de ética.

09- Manutenção da remuneração mensal de todos os bancários e securitários do Itaú- Unibanco

10-Manutenção em isolamento social os grupos de alto risco de contaminação.

11- Atendimento aos funcionários que fizerem a Auto Declaração relatando a necessidade do isolamento social e trabalho .remoto.

 

12-Vários funcionários foram colocados em gozo de férias.

13-Opção de transformar o Vale  Refeição em Vale Alimentação e o retorno sem  carência.

14- Fechamento Provisório de Agências e locais de trabalho sem condições de funcionamento

15-Evoluir a proposta de BANCO DE HORAS.

16-Realocação de funcionários de Agências  com pouco espaço físico  e sem possibilidade de Rodízio

17-Entre os 44.000 funcionários em trabalho remoto, seguir fazendo rodízio.

18- Nos caixas, atendimento direto, onde não tiver a proteção do vidro, serão colocadas placas de Acrílico.

Essas Ações foram elencadas nesta quinta-feira (09/04).

A CONTEC, como solicitação, abordou sobre a contaminação do piso das Agências e pediu que nas entradas das  fossem colocadas panos  com água sanitária, para desinfetar os calçados dos que entram.

Quanto as filas formadas em frente dos bancos, a CONTEC informou que orientou todas as entidades, para oficializarem  os prefeitos e a Polícia Militar, o pedido de apoio da organização das filas, para segurança de todos. Em vários municípios, o pedido não foi atendido, em outros prontamente a Polícia Militar se fez presente.

A CONTEC reafirmou ao Banco Itau- Unibanco que nenhum bancário deve ficar na rua,  organizando as filas.

O presidente da CONTEC, Lourenço Ferreira do Prado  ressaltou a importância de todas Ações executadas  pelo  ITAU- UNIBANCO para o enfrentamento da transmissão do novo Coronavírus. O trabalho conjunto sempre contribui para buscar soluções efetivas e executáveis.

Orientação:

Repassar as informações das Ações para o enfrentamento da transmissão do novo coronavírus e seguir encaminhando fotos, problemas, denúncias e sugestões de   mudanças  para aumentar a segurança protetiva de todos.  

Sugestão

Reunião com o Itaú/Unibanco na próxima terça (29/9)

Está agendada uma videoconferência na próxima terça-feira (29 de setembro), das 14h às 16h…