Home Contec Online DIA NACIONAL DA CONSCI√äNCIA NEGRA √Č COMEMORADO NESTA TER√áA-FEIRA (20/11)

DIA NACIONAL DA CONSCI√äNCIA NEGRA √Č COMEMORADO NESTA TER√áA-FEIRA (20/11)

1
5,925

Em 20 de novembro, comemoramos no Brasil o Dia Nacional da Consci√™ncia Negra. A data foi institu√≠da no calend√°rio oficial nacional por meio da Lei n¬ļ 12.519, de 10 de novembro de 2011. Em mais de mil cidades em todo o pa√≠s e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amap√°, Mato Grosso e Rio de Janeiro por meio de decretos estaduais, a data √© considerada feriado.

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção da população afrodescendente na sociedade brasileira e foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

√Č momento de relembrarmos a influ√™ncia da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolu√ß√£o da cultura brasileira. Sociologia, pol√≠tica, religi√£o e gastronomia entre v√°rias outras √°reas, foram profundamente influenciadas. √Č dia de comemorar e mostrar profundo apre√ßo pela cultura afro-brasileira.

No entanto, √© momento tamb√©m de falarmos sobre crimes que marcam a vida de muitas brasileiras e brasileiros: o racismo e a inj√ļria racial.

Segundo o Atlas da Viol√™ncia 2018, no Brasil, a desigualdade racial “se expressa de modo cristalino no que se refere √† viol√™ncia letal”. Quem comprova isto s√£o os n√ļmeros registrados. Em 2016, por exemplo, a taxa de homic√≠dios de negros foi duas vezes e meia superior √† de n√£o negros (16,0 por 100.000 habitantes contra 40,2) e no √ļltimo ano, o n√ļmero de assassinatos contra negros cresceu 23%.

Diante dessa triste realidade, temos de nos unir em torno da luta para conscientizar a população sobre a necessidade de se combater todas as formas de discriminação. O Brasil é um país plural, diverso, amplo e democrático. Temos de nos unir para fortalecer essas características.

Diretoria Executiva da CONTEC

Veja Também

Sugest√£o

35% dos brasileiros com mais de 14 anos n√£o completaram o ensino fundamental, aponta IBGE

O Brasil tem 35% de pessoas em idade de trabalhar que n√£o conclu√≠ram o ensino fundamental.…