Início » Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

postado Assessoria

O dia 21 de setembro marca as mobilizações voltadas para a inclusão das Pessoas com Deficiência. Foi em 2005, através da lei Nº 11.133 que a data foi instituída oficialmente no Brasil. No entanto, as comemorações vêm de bem antes, do ano de 1982, através do Movimento Das Pessoas com Deficiência (MDPD).

Pessoas com deficiência sofrem cotidianamente com a falta de inclusão e o preconceito, necessitando assim de ações de prevenção, promoção, reabilitação, assistência e manutenção de sua saúde. Atividades simples podem ser gravemente prejudicadas pela falta de adequação de um local para o uso das mesmas, por exemplo. Sendo assim, é extremamente importante fomentar o debate acerca do tema, buscando gerar ações públicas e privadas que possam melhorar a qualidade de vida e a acessibilidade.

Embora o imaginário popular ligue sempre o tema às pessoas cegas ou cadeirantes, existem diferentes tipos de deficiências, algumas imperceptíveis à primeira vista. São cinco categorias diferentes: deficiência física; deficiência visual; deficiência auditiva; deficiência mental e deficiência múltipla.

Fiquem atentos às deficiências das pessoas à sua volta para poderem ajudá-las!

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas