229
No dia 03 de maio, a TV Contec recebeu Gisela Grangeiro da Silva Castro, doutora em comunicação, sociologia e mestre em psicologia, para discutir o tema “etarismo no ambiente de trabalho”. A professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM destacou a importância de combater os estereótipos baseados na idade, citando a relevância de iniciativas educacionais e políticas institucionais para lidar com o problema.
Gisela enfatizou que atitudes discriminatórias baseadas na idade afetam tanto os profissionais mais jovens quanto os mais velhos, prejudicando a diversidade e limitando oportunidades. Destacou, ainda, exemplos práticos e estudos de caso, apontando a importância das mentorias cruzadas, onde profissionais mais experientes compartilham conhecimentos com os mais jovens, e vice-versa. Esse modelo ajuda a construir ambientes inclusivos, inovadores e resilientes.
A entrevista reforçou o importante papel dos sindicatos e demais associações profissionais na busca por políticas inclusivas e educacionais que respeitem os trabalhadores de todas as idades, mostrando que o etarismo tem se tornado cada vez menos invisível e que avanços significativos estão sendo feitos para tornar os ambientes de trabalho mais justos.
O episódio já está disponível no YouTube da TV CONTEC.
Curta, compartilhe e inscreva-se no canal.