Home Contec Online Funcion√°rios dos Correios entram em greve

Funcion√°rios dos Correios entram em greve

0
484

Os funcionários dos Correios entraram em greve geral por tempo indeterminado. A greve foi decretada na noite desta terça-feira (10) em assembleias realizadas em diferentes estados do país.

A categoria quer impedir a redu√ß√£o dos sal√°rios e de benef√≠cios, e √© contra a privatiza√ß√£o da estatal, que foi¬†inclu√≠da no m√™s passado no programa de privatiza√ß√Ķes do governo Bolsonaro.

O reajuste salarial √© um dos principais pontos reivindicados pela categoria. No entanto, os trabalhadores querem tamb√©m a reconsidera√ß√£o quanto a retirada de pais e m√£es do plano de sa√ļde, melhores condi√ß√Ķes de trabalho e outros benef√≠cios.

“A decis√£o foi uma exig√™ncia para defender os direitos conquistados em anos de lutas, os sal√°rios, os empregos, a estatal p√ļblica e o sustento da fam√≠lia”, afirmou em nota a Federa√ß√£o Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect).

Em nota em sua página na internet, a federação informou que a greve foi decretada em São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins, Maranhão e na maioria dos estados do país.

Em nota, a dire√ß√£o dos Correios informou ter participado de 10 encontros com os representantes dos trabalhadores para apresentar propostas dentro das condi√ß√Ķes poss√≠veis, “considerando o preju√≠zo acumulado na ordem de R$ 3 bilh√Ķes”.

“O principal compromisso da dire√ß√£o dos Correios √© conferir √† sociedade uma empresa sustent√°vel. Por isso, a estatal conta com os empregados no trabalho de recupera√ß√£o financeira da empresa e no atendimento √† popula√ß√£o”, informou a estatal.

Rio de Janeiro

Policiais militares do 22¬ļ batalh√£o (Mar√©) acompanham o protesto e tentam impedir que os manifestantes interditem o tr√Ęnsito na Rua Leopoldo Bulh√Ķes, em frente ao Centro de Distribui√ß√£o. Os grevistas j√° atravessaram os caminh√Ķes na via para impedir a entrada e sa√≠da de encomendas.

Servidores dos Correios no Maranh√£o deflagraram greve ap√≥s assembleia geral ‚ÄĒ Foto: Divulga√ß√£o / Sintect-MAServidores dos Correios no Maranh√£o deflagraram greve ap√≥s assembleia geral ‚ÄĒ Foto: Divulga√ß√£o / Sintect-MA

Servidores dos Correios no Maranh√£o deflagraram greve ap√≥s assembleia geral ‚ÄĒ Foto: Divulga√ß√£o / Sintect-MA

Maranh√£o

Em São Luís, os servidores dos Correios aprovaram a greve em assembleia geral realizada na sede administrativa do sindicato da categoria (SINTECT-MA), no bairro Radional, em São Luís.

Como parte do movimento grevista, o sindicato anunciou um seminário das 8h30 as 16h desta quarta-feira na sede do Sindicato dos Bancários, na Rua do Sol, no Centro de São Luís. O assunto em destaque será sobre a possibilidade de privatização da empresa.

Sergipe

Os serviços realizados pelos Correios em Sergipe estão afetados nesta quarta-feira (11), de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do Estado de Sergipe (Sintect/SE), que representa cerca de 700 funcionários.

A estatal informou que irá adotar medidas já planejadas para garantir que as agências funcionem regularmente, bem como a entrega de cartas e encomendas.

 Funcionários dos Correios decretam greve em Pernambuco

Funcion√°rios dos Correios decretam greve em Pernambuco

Pernambuco

A greve afeta os centros de distribuição, como o de San Martin, na Zona Oeste do Recife. O portão de acesso estava fechado e, segundo os trabalhadores, o serviço não funciona nesta quarta.

Ao G1, os Correios informaram que a paralisação não deve afetar o trabalho da empresa e todas as agências devem abrir a partir das 9h desta quarta (11).

Trabalhadores dos Correios fazem manifesta√ß√£o em frente √† ag√™ncia de Iguatu, no interior do Cear√°, no primeiro dia de greve da categoria ‚ÄĒ Foto: Vandemberg Bel√©m/Sistema Verdes MaresTrabalhadores dos Correios fazem manifesta√ß√£o em frente √† ag√™ncia de Iguatu, no interior do Cear√°, no primeiro dia de greve da categoria ‚ÄĒ Foto: Vandemberg Bel√©m/Sistema Verdes Mares

Trabalhadores dos Correios fazem manifesta√ß√£o em frente √† ag√™ncia de Iguatu, no interior do Cear√°, no primeiro dia de greve da categoria ‚ÄĒ Foto: Vandemberg Bel√©m/Sistema Verdes Mares

Cear√°

Funcion√°rios dos Correios pararam as atividades em ag√™ncias de Fortaleza e em cidades do estado. A categoria faz¬†manifesta√ß√Ķes na sede dos Correios na capital e em frente a ag√™ncias no interior.

Conforme o Sindicato dos Trabalhadores em Correios, Telégrafos e Similares do Ceará (Sintect-CE), servidores de outras unidades no estado devem reforçar a paralisação, fechando as agências. A principal reivindicação é um aumento salarial de 3,2%, em vez do reajuste de 0,8% proposto pelo Governo Federal.

Fonte: G1

Diretoria Executiva da CONTEC

Veja Também

Sugest√£o

Mercado só gera emprego que paga até dois salários mínimos, segundo Ipea

Quase a totalidade das novas vagas formalizadas geradas no pa√≠s em 2019 possui uma remuner…