Home Informe por Banco Bradesco Inf.16/1589 РMigração para Bradesco afeta até salários de clientes do HSBC

Inf.16/1589 РMigração para Bradesco afeta até salários de clientes do HSBC

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Empresas reclamam de diversas falhas no serviço bancário, incluindo falta de acesso às contas
Diversas empresas que eram clientes do HSBC e foram absorvidas pelo Bradesco, depois do processo de aquisição, estão desde o dia 10 de outubro com problemas para pagar salários e fornecedores. Elas relatam ainda problemas de comunicação com o banco. Sem acesso ao sistema bancário do Bradesco, as empresas estão contabilizando prejuízos e acionando escritórios de advocacia com intuito de processar a instituição.

O vice-presidente do Bradesco, Maur√≠cio Minas, diz que os problemas t√™m sido localizados e que a institui√ß√£o est√° mobilizada para resolver todas as pend√™ncias decorrentes da transi√ß√£o de sistemas, especialmente os casos de atraso no pagamento de sal√°rio. ‚ÄúVamos analisar caso a caso, mas vamos ressarcir integralmente qualquer impacto financeiro‚ÄĚ, disse Minas. ‚ÄúO sal√°rio √© sagrado e, quando detectamos o problema, agimos rapidamente e hoje as reclama√ß√Ķes j√° diminu√≠ram.‚ÄĚ

O banco mant√©m um canal de atendimento a empresas com 500 atendentes e colocou mais 120 profissionais ‚Äď ‚Äúaltamente especializados‚ÄĚ, segundo Minas ‚Äď para resolver as quest√Ķes que envolvam os clientes corporativos do HSBC, com atendimento 24 horas. Al√©m disso, criou um sistema paralelo em que os funcion√°rios do banco fazem manualmente altera√ß√Ķes que o sistema do Bradesco n√£o reconhece.

O problema maior foi com o envio das planilhas de pagamento por parte das empresas ao banco, que não foram reconhecidas pelo sistema do Bradesco. O banco demorou alguns dias para detectar o problema e alguns salários chegaram a atrasar dois dias. Para as empresas acostumadas com o HSBC, há um processo de adaptação ao sistema Bradesco, que é todo online.

Mas os casos n√£o se limitaram a pagamento de sal√°rios. Uma empresa multinacional relata que n√£o conseguiu pagar seus fornecedores porque o banco limitou suas opera√ß√Ķes di√°rias a R$ 100 mil. Com o atraso no pagamento, a empresa acabou tendo preju√≠zo, em fun√ß√£o dos juros. ‚ÄúEstamos desde o dia 10 sem acesso ao sistema banc√°rio‚ÄĚ, disse um representante da multinacional, que alegou n√£o conseguir sequer se comunicar com sua ag√™ncia banc√°ria e tampouco ter acesso √† sua conta online.

O vice-presidente do Bradesco afirmou que qualquer uma das 140 mil empresas que eram clientes do HSBC pode procurar qualquer ag√™ncia Bradesco caso tenha problemas, n√£o precisando se ater √† sua antiga ag√™ncia. Disse ainda que a empresa pode enviar e-mail diretamente a qualquer diretor, se tiver acesso a esses executivos, ou usar os canais de atendimento telef√īnico. ‚ÄúO cliente HSBC passa na frente na fila‚ÄĚ.

Mudança
A migra√ß√£o de sistemas aconteceu integralmente no fim de semana dos dias 8 e 9 de outubro, quando as 829 ag√™ncias HSBC e 342 postos de atendimento passaram a usar o logo do Bradesco e todo o sistema tecnol√≥gico do banco. S√≥ para trocar a tecnologia das ag√™ncias, o Bradesco investiu R$ 100 milh√Ķes.

A decis√£o de fazer a transi√ß√£o de uma vez s√≥ se deveu ao fato de que a plataforma HSBC seria completamente extinta. Em outras integra√ß√Ķes, como no caso do Ita√ļ e Unibanco, os sistemas foram aos poucos sendo unificados, com pequenos grupos de ag√™ncias por semana.

Para os cerca de 5 milh√Ķes de clientes pessoas f√≠sicas do HSBC, n√£o h√° relatos de grandes problemas ‚Äď houve situa√ß√Ķes como falhas no pagamento por d√©bito autom√°tico e na entrega dos cart√Ķes de d√©bito. O Procon de S√£o Paulo diz que recebeu apenas quatro reclama√ß√Ķes.

A assessoria de imprensa do Banco Central informou que, desde o √ļltimo dia 10, registrou ‚Äúdiscreto aumento‚ÄĚ no n√ļmero de reclama√ß√Ķes sobre o tema e tomou as medidas necess√°rias.

O BC informa que o cliente que se sentir lesado pode procurar a ouvidoria da instituição financeira e, posteriormente, órgãos de defesa do consumidor ou a central de atendimento do Banco Central.

‚ÄúMigra√ß√Ķes de grandes volumes de clientes e produtos podem gerar problemas de atendimento nos primeiros dias de sua implanta√ß√£o, a despeito de todos os esfor√ßos empreendidos no sentido de prevenir ocorr√™ncias, a exemplo dos in√ļmeros testes preparat√≥rios para a migra√ß√£o‚ÄĚ, disse o Banco Central, em nota.

Fonte: Estad√£o

Diretoria Executiva da CONTEC

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