Home Informe por Banco Outros Bancos Justiça manda agências bancárias de Curitiba fecharem a partir desta quinta

Justiça manda agências bancárias de Curitiba fecharem a partir desta quinta

0
1,202

Ag√™ncias do bancos Santander, Banco do Brasil, Ita√ļ, Bradesco, Caixa Econ√īmica Federal, Banrisul e Banco Safra de Curitiba e de cidades da regi√£o metropolitana dever√£o ficar fechadas a partir de quinta-feira (26) por causa do isolamento imposto como forma de combater a prolifera√ß√£o do novo coronav√≠rus. As ag√™ncias destes bancos deixam, assim, de prestar atendimento presencial ao p√ļblico na capital, como determina a A√ß√£o Civil P√ļblica acolhida na tarde desta quarta-feira (25) pelo juiz Jos√© Wally Gonzaga Neto da 20¬™ Vara do Trabalho de Curitiba, por meio de decis√£o de tutela provis√≥ria.

A a√ß√£o foi movida pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Banc√°rios, Financi√°rios e Empresas do Ramo Financeiro de Curitiba e regi√£o, baseada no direito coletivo dos trabalhadores dos bancos de terem sua sa√ļde protegida. Conforme a decis√£o, o pedido atende leis federais e o decreto 4318/2020 assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), que elenca, entre os servi√ßos e atividades essenciais: ‚Äúcompensa√ß√£o banc√°ria, redes de cart√Ķes de cr√©dito e d√©bito, caixas banc√°rios eletr√īnicos e outros servi√ßos n√£o presenciais de institui√ß√Ķes financeiras‚ÄĚ.

Ao procurar a Justi√ßa, o sindicato alegou que os bancos r√©us est√£o descumprindo o decreto do governador do Paran√°, mantendo abertas ag√™ncias banc√°rias para atividades presenciais n√£o essenciais, pois ‚Äúap√≥s o advento das novas tecnologias de trabalho e a informatiza√ß√£o dos sistemas banc√°rios, muitas das atividades realizadas pelos banc√°rios s√£o feitas on-line por aplicativos e via homebanking‚ÄĚ.

Além de fechar as agências, os bancos também deverão dispensar a presença no posto de trabalho dos funcionários que prestam serviços considerados não essenciais.

Pela ação, a obrigatoriedade de fechamento é somente para as agências dos bancos citados. O fechamento da agências de outras redes bancárias ainda será negociado pelo sindicato da categoria com os demais bancos.

Em caso de descumprimento da decis√£o desta quarta-feira, os bancos dever√£o pagar multa de R$ 500 mil por dia, mas as institui√ß√Ķes banc√°rias ainda podem recorrer na Justi√ßa.”

Fonte: Gazeta do Povo

Diretoria Executiva da CONTEC

Sugest√£o

Coronavírus: cardíacos, diabéticos e hipertensos devem redobrar os cuidados, diz especialista

M√©dicos recomendam que este grupo considerado de risco n√£o deve parar com a medica√ß√£o se n…