Home Informe por Banco Banco do Brasil Mesa Extraordinária de Prestação de Contas da CASSI

Mesa Extraordinária de Prestação de Contas da CASSI

0
5,230

Foi realizada nesta terça-feira, 6/02, reunião Extraordinária da Mesa de Prestação de Contas da Cassi com o Banco do Brasil, Diretoria da Cassi e as Entidades Representativas dos Associados.

Embora na pauta estivesse previsto apenas a apresenta√ß√£o das A√ß√Ķes de Curto Prazo aprovadas na Cassi e as respostas √†s recentes notifica√ß√Ķes da ANS – Ag√™ncia Nacional de Sa√ļde ‚Äď que regula os planos de sa√ļde ‚Äď, o Banco do Brasil acrescentou a apresenta√ß√£o sint√©tica do relat√≥rio final da consultoria contratada pelo BB, conforme previsto no Memorando de Entendimentos.

Conforme previsto no Memorando assinado com as Entidades Representativas dos Associados, a empresa de consultoria foi contratada para an√°lise e revis√£o de processos e sistemas, buscando o aperfei√ßoamento do modelo de gest√£o e de governan√ßa e dos processos internos, a redu√ß√£o de despesas, a viabiliza√ß√£o de parcerias estrat√©gicas e a cria√ß√£o de mecanismos de uso racional dos servi√ßos do sistema integrado de sa√ļde da Cassi.

Na ocasi√£o, a empresa de consultoria apresentou o relat√≥rio entregue ao BB e √† Diretoria da Cassi, que ser√° objeto de an√°lise dentro das inst√Ęncias de governan√ßa da Cassi e do Banco do Brasil. A Cassi dever√° fazer um relat√≥rio resumido para disponibilizar √†s Entidades Representativas dos Associados.

A√á√ēES DE CURTO PRAZO PROPOSTAS

 

A Diretoria da Cassi apresentou um conjunto de A√ß√Ķes de Curto Prazo a serem desenvolvidas em cinco eixos principais:

РNegociação com a Rede Credenciada;

РOtimização da Estrutura das CliniCassi;

– Programas de Sa√ļde;

РReorganização da Gerência de Tecnologia da Informação; e,

РPolítica de Gestão de Pessoas.

Nas a√ß√Ķes a serem desenvolvidas est√£o a melhoria dos sistemas e coordena√ß√£o de projetos na √°rea de Tecnologia da Informa√ß√£o, a implementa√ß√£o de projetos como CliniCassi com hor√°rio estendido, revis√£o para melhoria do PAD (Programa de Assist√™ncia Domiciliar), equidade do acesso, revis√£o do PAF (Programa de Assist√™ncia Farmac√™utica) para amplia√ß√£o e monitoramento com vistas a aperfei√ßoamento.

As a√ß√Ķes de curto prazo incluem tamb√©m novos Programas, com estudos do perfil epidemiol√≥gico da popula√ß√£o Cassi, proposi√ß√£o de cria√ß√£o de novos programas de sa√ļde (ampliar a√ß√Ķes da CASSI na coordena√ß√£o do cuidado da popula√ß√£o) e, ainda, melhoria na Pol√≠tica de Gest√£o de Pessoas, com estudos para elabora√ß√£o de proposta de revis√£o do benef√≠cio de plano de previd√™ncia, revis√£o de benef√≠cio do plano de sa√ļde e proposta de revis√£o do Plano de Cargos e Sal√°rios dos funcion√°rios da Cassi o que inclui melhoria dos processos para reten√ß√£o de talentos.

RESPOSTAS PARA A AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE РANS

O Presidente da Cassi em conjunto com a Diretoria de Governança do BB apresentou respostas dos itens objetos de notificação pela ANS, sendo 2 itens em descoberto que já estariam resolvidos na data da visita àquela Agência Reguladora, algumas contas em aberto que foi demonstrado solução, itens regularizados em setembro e dezembro, restando 4 contas com valores pequenos com solução em andamento.

Sobre a margem de solv√™ncia, a notifica√ß√£o foi de n√£o conformidade leve, que poderia levar a cria√ß√£o de um TAC (termo de ajuste de conduta), n√£o formalizado e, por isso, iniciou-se tratativa entre a Cassi e o patrocinador para fechamento das contas de 2018. Para solu√ß√£o da quest√£o, restou acertado um adiantamento de receitas sobre as contribui√ß√Ķes do 13¬ļ sal√°rio dos pr√≥ximos 4 (quatro) anos, como forma de garantir o funcionamento dos trabalhos e contas de 2018, num montante de 300 milh√Ķes.

PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO

Considerando o momento ainda delicado por que passa a Cassi, o Banco do Brasil prop√īs iniciar um novo processo de negocia√ß√£o sobre a sustentabilidade da Cassi. As Entidades representativas dos funcion√°rios que integram a mesa de negocia√ß√£o instalada em 2015 se colocaram √† disposi√ß√£o para debater a quest√£o.

CONTINUIDADE DA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO MEMORANDO DE ENTENDIMENTOS

A Mesa de Presta√ß√£o de Contas continuar√° se reunindo periodicamente a cada 3 (tr√™s) meses, sendo que na pr√≥xima reuni√£o, al√©m das demonstra√ß√Ķes cont√°beis haver√° o in√≠cio das a√ß√Ķes de curto prazo. Al√©m disso, est√° previsto no Memorando que, em at√© 60 dias, contados a partir do final da Fase 1 (entrega das propostas ela empresa de consultoria) para avalia√ß√£o e defini√ß√£o da continuidade da contribui√ß√£o e demais a√ß√Ķes previstas naquele documento assinado pelas Entidades Representativas dos Associados.

REUNI√ÉO DAS ENTIDADES E RESOLU√á√ēES DA CGPAR

Como continuidade dos trabalhos da Mesa de Presta√ß√Ķes de Contas, as Entidades Representativas dos Associados que comp√Ķem a Mesa de Negocia√ß√£o realizaram reuni√£o interna para discutir os desdobramentos das informa√ß√Ķes apresentadas pela Cassi e pelo Banco do Brasil. Com a presen√ßa dos diretores eleitos da Cassi, as entidades discutiram o detalhamento das a√ß√Ķes de curto prazo, o convite ao processo negocial feito pelo BB e ainda a unifica√ß√£o de a√ß√Ķes para debater e combater as Resolu√ß√Ķes da CGPAR que alteram regras de planos de sa√ļde das empresas estatais. Sobre essas resolu√ß√Ķes, restou definido que os departamentos jur√≠dicos das entidades estudar√£o as referidas resolu√ß√Ķes e dever√£o propor a√ß√Ķes a serem desenvolvidas, bem como a realiza√ß√£o de debate com as outras entidades representativas de empregados das outras empresas atingidas.

DIRETORIA EXECUTIVA DA CONTEC

 

Veja Também

Sugest√£o

PTB indica Helton Yomura para o Ministério do Trabalho

Depois de¬†desistir de sustentar a indica√ß√£o da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ)¬†para ass…