Home Contec Online Mulheres têm mais diplomas, mas menos empregos e salários menores, diz OCDE

Mulheres têm mais diplomas, mas menos empregos e salários menores, diz OCDE

0
1,555

No Brasil, mulheres com diploma de ensino superior têm rendimento em média 35% inferior ao de seus pares homens.

O n√ļmero de mulheres que obt√™m um diploma do ensino superior segue em alta e √© maior que o de homens nos pa√≠ses da OCDE – mas elas continuam tendo uma participa√ß√£o menor no mercado de trabalho, segundo a organiza√ß√£o. Fazem parte da OCDE 36 pa√≠ses, em sua maioria desenvolvidos ‚Äď o Brasil n√£o est√° entre eles.

Segundo o estudo “Panorama da educa√ß√£o 2018”, divulgado nesta ter√ßa-feira (11), em 2017 50% das mulheres entre 25 e 34 anos, entre esses pa√≠ses, possu√≠am um diploma universit√°rio, contra 38% dos homens. Essa diferen√ßa, inclusive, vem aumentando, destaca a organiza√ß√£o. Em 2007, 38% das mulheres tinham forma√ß√£o universit√°ria, ante 30% dos homens.

Apesar de liderar em formação, as mulheres seguem penalizadas no mercado de trabalho: a OCDE estima que 80% das diplomadas trabalhem, enquanto entre os homens esse percentual é de 89%. Além disso, essas mulheres ganham, em média, 26% menos que seus pares masculinos.

Segundo o estudo, essa disparidade tamb√©m pode ser resultado da maior probabilidade entre as mulheres de “passar por per√≠odos de inatividade ou de desemprego, que podem retardar aumentos de sal√°rio”.

Brasil

No Brasil, 20% das mulheres entre 25 e 34 anos tinham diploma de ensino superior em 2017, enquanto entre os homens esse percneutal era de 14%. A diferença também cresceu em relação a 2007, quando as taxas eram de 12% e 8% entre mulheres e homens, respectivamente.

Por aqui, as mulheres também são penalizadas no mercado de trabalho: entre as que têm diploma superior, 83% estavam empregadas, enquanto entre os homens esse percentual era de 91%. A diferença salarial também se mostrou alta: em média, as mulheres com diploma superior tinham rendimento 35% inferior ao dos seus pares masculinos.

Fonte: G1

Diretoria Executiva da CONTEC

Veja Também

Sugest√£o

NOTA DE FALECIMENTO: Morre m√£e de diretora Elsie, do SEEB-AM

√Č com pesar que comunicamos o falecimento da m√£e da nossa colega do Banco do Brasil e dire…