Home Contec Online Ossada de presidente da Contec morto durante a ditadura militar é identificada

Ossada de presidente da Contec morto durante a ditadura militar é identificada

0
3,184

Restos mortais de Alu√≠zio Palhano estavam em uma vala clandestina de Perus, em S√£o Paulo, junto com mais de mil ossadas. √Č a segunda confirma√ß√£o desde 2014

Nesta segunda-feira (03/12), a Comissão dos Mortos e Desaparecidos Políticos confirmou a identidade da segunda ossada encontrada na vala clandestina de Perus, em São Paulo. Trata-se do ex-presidente da CONTEC, o sindicalista Aluízio Palhano, morto durante a ditadura.

‚ÄúEncerrou um ciclo e a gente tinha direito a isso. E agora o luto pode ser feito‚ÄĚ, relata M√°rcia Ferreira Guimar√£es, filha de Alu√≠zio Palhano.

Os restos mortais de Alu√≠zio estavam em uma vala clandestina de Perus, no cemit√©rio Dom Bosco, em S√£o Paulo, junto com mais de mil ossadas. √Č a segunda confirma√ß√£o desde 2014. A primeira foi do militante Dimas Ant√īnio Casemiro. Um exame de DNA permitiu as identifica√ß√Ķes.

‚ÄúEles s√£o analisados do ponto de vista do perfil biol√≥gico, qual que √© a estatura, qual que √© a faixa et√°ria, qual que √© o sexo, se tem algum trauma, se aquela les√£o, aquela fratura pode ter sido motivo de tortura ou se causou a morte‚ÄĚ, diz Samuel Ferreira, coordenador cient√≠fico da Comiss√£o.

Em Brasília, as famílias que buscam descobrir o desfecho da história de vida desses parentes se reuniram no encontro da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos.

Os parentes vão receber atestados de óbito com a mudança na causa da morte, que ocorreu em razão da violência da ditadura. Com isso, as famílias vão conseguir o documento final no cartório e as mudanças nos registros oficiais. Os parentes de desaparecidos políticos classificam essa etapa como uma reparação moral.

Fonte: TV Globo

Diretoria Executiva da CONTEC 

Veja Também

Sugest√£o

NOTA DE FALECIMENTO: Morre m√£e de diretora Elsie, do SEEB-AM

√Č com pesar que comunicamos o falecimento da m√£e da nossa colega do Banco do Brasil e dire…