Início » Pandemia atinge mais mulheres e participação feminina no mercado de trabalho retrocede ao nível de 2016

Pandemia atinge mais mulheres e participação feminina no mercado de trabalho retrocede ao nível de 2016

postado Assessoria Igor

Pesquisa revela que 71,9% dos postos de trabalho perdidos em 2020 eram ocupados por mulheres

Pandemia atinge mulheres e a crise causada pela pandemia de Covid-19 levou à saída de milhares de mulheres do mercado de trabalho, fazendo a participação feminina retroceder ao patamar de 2016. Dos 825,3 mil postos de trabalhos perdidos entre 2019 e 2020, cerca de 593,6 mil (ou 71,9%) eram ocupados por mulheres. É o que aponta a pesquisa Estatísticas do Cadastro Central de Empresas (Cempre) 2020, do IBGE, divulgada nesta quinta-feira.

A pesquisa mostra que a pandemia afetou fortemente o mercado de trabalho, embora de forma desigual entre os gêneros. Enquanto o número de homens assalariados caiu 0,9%, o de mulheres caiu 2,9% em 2020.

Pandemia atinge mulheres

Foi a primeira vez, desde 2009, que houve uma queda relativa maior entre os postos ocupados por mulheres frente aos postos ocupados pelos homens entre a parcela de assalariados das empresas formais do país.

Em 2019, 44,8% dos assalariados eram mulheres. Em 2020, esse percentual passou para 44,3%, uma queda de 0,5 ponto percentual em apenas um ano. O movimento levou a participação feminina a recuar pela primeira vez desde 2010 e retroceder a níveis de 2016, momento em que o mercado de trabalho já passava por uma crise.

Thiego Ferreira, gerente da pesquisa do IBGE, explica que a perda de participação feminina no mercado de trabalho se deve a um conjunto de fatores. Houve um crescimento de população assalariada em 2020 em setores que empregam mais homens – como é o caso da construção, em que quase 91% da mão de obra é masculina – o que leva a uma diminuição da participação feminina no mercado como um todo.

Ao mesmo tempo, diz ele, houve uma redução da presença das mulheres nos setores que mais as empregam, como é o caso da indústria têxtil, educação, atividades de alojamento e alimentação, além de outras atividades de serviços, que foram duramente impactadas pela pandemia.

— Isso tem uma relação direta com a própria dinâmica da pandemia. Alguns setores que não eram considerados essenciais [durante a necessidade de fechamento das atividades] tinham maior participação feminina, além do fato de a mulher historicamente ter que ficar mais presente em casa. Tudo isso contribui para uma diminuição da participação da mulher no mercado de trabalho — explica Thiego Ferreira, gerente da pesquisa.

Presença menor nas empresas exportadoras

As mulheres também estão menos presentes, se comparado aos homens, nas empresas exportadoras – segmento que registrou desempenho positivo ao longo da pandemia por conta do ciclo favorável às commodities.

Enquanto o percentual de mulheres assalariadas nas organizações representava 44,3% do total em 2020, esse contingente era de 30,1% nas empresas exportadoras. Nesse segmento, homens representavam 69,9%.

Fonte: O Globo

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas