Home Contec Online PIX não permitirá cancelar transação após confirmação de pagamento

PIX não permitirá cancelar transação após confirmação de pagamento

0
235

De acordo com informações do Banco Central, o consumidor poderá, por exemplo, alterar o valor a ser pago ou cancelar a transação apenas antes da confirmação do pagamento.

“Após a confirmação, como a liquidação do PIX ocorre em tempo real, a transação não poderá ser cancelada”, ressaltou a autarquia, que garante segurança no sistema.

No entanto, o pagador poderá negociar com o recebedor a devolução do valor. “A devolução é uma funcionalidade disponível no PIX e é sempre iniciada pelo próprio recebedor”, diz o comunicado.

Mudança

Atualmente, quando o consumidor compra algo pela internet com um cartão de crédito e o produto não chega, por exemplo, ele pode pedir estorno da operação ao banco.

A proposta do BC com o PIX é baixar custos e aumentar a velocidade das operações. O serviço estará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e em todo o ano.

Na prática, o país ganha mais uma alternativa para efetuar transações, além dos modelos tradicionais já existentes, como TED, DOC, boleto, cheque e cartões, por exemplo.

A partir de 3 de novembro, começará uma fase de testes do PIX, em que o serviço será disponibilizado para alguns clientes. O sistema será ampliado a partir de 16 de novembro.

Fonte: Metropoles

Diretoria Executiva da CONTEC

Sugestão

Seeb Maringá protesta contra demissões no Bradesco

O Sindicato dos Bancários de Maringá e Região realizou, nesta segunda-feira (26/10) protes…