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Planos de saĆŗde lideram ranking de reclamaƧƵes pelo terceiro ano seguido

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Segundo o Idec, operadoras foram responsĆ”veis por 23,4% das queixas feitas por consumidores; apesar do Ć­ndice, houve queda em relaĆ§Ć£o a 2015 e 2016.Ā Idec recebeu reclamaƧƵes relativas a planos de saĆŗde, compra de produtos, serviƧos financeiros e de telecomunicaƧƵes

Os planos de saĆŗde fazem parte do segmento que mais registrou reclamaƧƵes de consumidores direcionadas ao atendimento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (12), os contatos relacionados a operadoras de saĆŗde somaram 23,4% do total em 2017, totalizando o terceiro ano seguido de lideranƧa em reclamaƧƵes para o setor.

Apesar da lideranƧa, o setor de planos de saĆŗde Ā registrou queda na participaĆ§Ć£o de reclamaƧƵes, jĆ” que, em 2016, foi responsĆ”vel por 28,06% das queixas e, em 2015, por 32,7% delas. Ainda de acordo com o Idec, a maior parte das reclamaƧƵes vem sobre o reajuste abusivo dos planos, especialmente empresariais e coletivos. Os usuĆ”rios tambĆ©m se mostraram incomodados com as negativas de cobertura e a falta de informaƧƵes sobre os planos.

Em segundo lugar no ranking das reclamaƧƵes ficaram as queixas relacionadas com a Ā compra de produtos , com 17,8%. A categoria ultrapassou o ramo de serviƧos financeiros , que ficou em terceiro no levantamento deste ano, com 16,7%, mas vinha ocupando a vice-lideranƧa nos dois anos anteriores.

Neste setor, a maior parte dos problemas tem relaĆ§Ć£o com cartĆ£o de crĆ©dito, conta corrente e crĆ©dito pessoal. Em relaĆ§Ć£o Ć  compra de produtos, a maior parte das reclamaƧƵes tinha a ver com os defeitos e descumprimento nas ofertas. Os serviƧos de telecomunicaƧƵes, incluindo telefonia mĆ³vel e fixa e TV por assinatura , ficaram com a quarta posiĆ§Ć£o no levantamento do Idec com queixas de consumidores.

Do total, 15,8% das reclamaƧƵes foram causadas pela relaĆ§Ć£o dos clientes com as empresas. A TV por assinatura Ć© a maior fonte de reclamaƧƵes, seguida pelos problemas com telefonia e internet. Em 2017, o Idec recebeu 3,8 mil chamados com reclamaƧƵes e dĆŗvidas.

Planos de saĆŗde suspensos

Desde a sexta-feira (9), 44 planos de saĆŗde de 17 operadoras estĆ£o Ā suspensos por conta de decisĆ£o da ANS (AgĆŖncia Nacional de SaĆŗde Suplementar), que interrompeu a comercializaĆ§Ć£o dos planos por conta do alto nĆŗmero de reclamaƧƵes relacionadas Ć  cobertura assistencial, como negativas e demora no atendimento.

Com a decisĆ£o, os planos de saĆŗde deverĆ£o seguir atendendo seus 180,9 mil beneficiĆ”rios, mas nĆ£o poderĆ£o vender os serviƧos para outras pessoas atĆ© comprovarem a melhoria no atendimento. No ato da suspensĆ£o, a ANS tambĆ©m reativou outros 20 planos de oito operadoras, que realizaram os ajustes necessĆ”rios.

Fonte: Brasil EconƓmico

Diretoria Executiva da CONTEC

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