Home Informe por Banco Banco do Brasil Reuni√£o da CONTEC com o Banco do Brasil

Reuni√£o da CONTEC com o Banco do Brasil

1
7,734

Com a participa√ß√£o de dirigentes sindicais de todo o pa√≠s, a CONTEC realizou reuni√£o por videoconfer√™ncia, com os negociadores do Banco do Brasil, Dra. Karine Etchepare Wernz e o Dr. Paulo Cesar Neto, para iniciar negocia√ß√Ķes a respeito dos seguintes temas da MP 927 que pretende ajustar para ado√ß√£o na pandemia:

  1. TRABALHO EM HOME OFFICE:

Registrando buscar conciliar os interesses da empresa e dos funcion√°rios nesse momento de pandemia, o banco prop√Ķe o ajuste de regulamenta√ß√£o de teletrabalho, citando como refer√™ncia os ACTs firmados pelo Movimento Sindical com os Bancos Ita√ļ e Voltorantin.

Destacou que, na vis√£o do Banco, cabe ao primeiro gestor das unidades, decidir quem re√ļne as condi√ß√Ķes para realizar trabalho em casa, cabendo aos dirigentes sindicais identificar desvios ou radicalismo de gestores e denunci√°-los ao banco.

  1. BANCO DE HORAS:

Em raz√£o da imprevis√£o do t√©rmino da pandemia, ao fundamento de facilitar a compensa√ß√£o, o banco prop√Ķe estender para 18 meses o prazo para compensa√ß√£o do banco de horas negativas, mantendo o prazo de 6 meses para compensa√ß√£o das horas, conforme ACT vigente.

A exemplo dos ACTs firmados, a ideia é que o saldo de horas negativas em 31/12/2020 seja deduzido em 10%, para compensação de 90% do saldo.

As horas negativas relativas aos meses de Março e Abril/2020, foram abonadas com o código 478, assim, o banco de horas negativas, começa a contar a partir do mês de Maio/2020.

  1. F√ČRIAS:

O Banco informou que a intenção é preservar, pelo menos, 15 dias das férias em aquisição, para utilização após o encerramento da pandemia.

Pretende que, os gestores fiquem no direito de determinar o gozo de férias compulsórias, com comunicado de apenas 48 horas, antes do início das férias.

  1. NÃO DESCOMISSIONAMENTO

O banco não pretende aplicar a cláusula 49 do ACT que prevê a possibilidade de descomissionamento por desempenho até 31/12/2020 ou enquanto durar a pandemia.

  1. DO AJUSTE MEDIANTE ACT

A ideia √© o ajuste para regular a forma de resguardo da sa√ļde dos funcion√°rios.

OUTROS PONTOS ESCLARECIDOS:

O Banco registrou que tem um protocolo de afastar Funcionário com teste positivo do Covid -19, e colocação em quarentena dos colegas que com ele tiveram contato direto.

Questionado a respeito, o Banco informou que, neste momento, n√£o concorda com a testagem em massa, alegando que, segundo os √≥rg√£os de sa√ļde, n√£o haveria grande efic√°cia. Mas, em havendo sintomas, o Banco realiza os testes. Destacou que, atrav√©s da CASSI, dispomos da telemedicina e, nos casos que entende necess√°rios, a Cassi libera os testes.

Os representantes do Banco destacaram que, embora temos uma população de mais idade do que os bancos privados, até o momento, o registro é de 6 mortes de funcionários, em razão da política de afastamentos.

Ficamos de debater o assunto e agendar nova reunião de negociação com o Banco.

 

Diretoria Executiva da  CONTEC

Sugest√£o

BRB lança edital para profissionais de Educação Física

O Banco de Bras√≠lia (BRB), pela primeira vez na hist√≥ria, vai produzir um edital espec√≠fic…