Home Informe por Banco Caixa Econ√īmica Reuni√£o Mesa Permanente de Negocia√ß√£o CAIXA ECON√ĒMICA FEDERAL

Reuni√£o Mesa Permanente de Negocia√ß√£o CAIXA ECON√ĒMICA FEDERAL

0
2,504

Na quinta-feira (7) aconteceu reuni√£o da MESA PERMANENTE DE NEGOCIA√á√ÉO CAIXA/CONTEC, no HOTEL GRAN MERCURE, em Bras√≠lia-DF. A diretora de finan√ßas da CONTEC, Rumiko Tanaka, coordenou a mesa por parte dos empregados e, por parte da CAIXA ECON√ĒMICA FEDERAL¬†, foi apresentada a nova negociadora, Michele Braga.

Diversos assuntos foram tratados na ocasi√£o. Destacamos abaixo ponto a ponto os temas debatidos:

  1. SAÚDE CAIXA 

A representante Louise, do SA√öDE CAIXA, INFORMOU QUE A CAIXA TEM ESTADO EM V√ĀRIOS LUGARES E COM AS DIVERSAS ENTIDADES E ASSOCIA√á√ēES DA CAIXA DE FORMA A MANTER OS EMPREGADOS ATIVOS E APOSENTADOS SOBRE A SITUA√á√ÉO DO SA√öDE CAIXA.¬† APROVEITOU PARA APRESENTAR UM RELAT√ďRIO COM DADOS IMPORTANTES, APONTANDO PARA UM CANAL DE DI√ĀLOGO SOBRE O PLANO DE SA√öDE.

Sobre os novos empregados admitidos ap√≥s 31 de agosto de 2019, ela disse que j√° est√° em vigor os reembolsos das despesas com sa√ļde, previsto no¬† RH 227. Disse ainda que a Caixa tem interesse em promover a inclus√£o dos novos empregados, dependendo dos ajustes quanto √† CGPAR 22, art. 9, que preceitua que os valores ser√£o cobrados com rela√ß√£o ao n√ļmero de dependentes.

A Comiss√£o CONTEC pediu esclarecimentos sobre atrasos nos pedidos de exames.¬† Segundo a Caixa, os prazos est√£o dentro dos limites, e que n√£o havendo o descumprimento dos prazos.¬† Pediu que os casos de atraso sejam informados √† central do Sa√ļde Caixa para monitoramento. Em caso de atrasos, pediu que os empregados abra um RECLAME.

Foi observado também que o INSS não estava concedendo a carta de pensão no prazo de 60 dias.  Está em estudo ampliar o prazo para 120 dias, mas garantindo a permanência no plano até concessão do benefício da pensão. A Caixa também iniciou um trabalho no sentido de contatar os dependentes após parceria com a VIGOV para que sejam informados mensalmente os nomes dos empregados falecidos.

  1. ANEAC¬†‚Äď Resposta do Pleito

A Caixa fez estudo sobre quantitativo de trabalho, viagens, produtividade  e considerou que no momento seria inviável o atendimento do pleito.

Quanto ao quantitativo de empregados na área, a Caixa entende que , atualmente, o quantitativo de pessoal está adequado. A Aneac entende que falta técnicos na área, e que muitos profissionais estão sendo gestores , sem contudo serem arquitetos e engenheiros.  A Caixa entende que a gestão das atividades e das pessoas independente da parte técnica.

Com relação aos valores das diárias, a Caixa estabeleceu um aplicativo chamado APA visando se locomover para qualquer local, tendo este valor atualizado.   A Comissão empregados informou que o APA não está disponível em todos os locais.

A Caixa est√° fazendo pesquisa de mercado para ampliar o escopo do transporte de ve√≠culo, de forma a oferecer outras op√ß√Ķes atrav√©s do transporte coletivo (UBER, 99).

√Āreas de risco – ANEAC

Seguran√ßa em √°rea de risco em regi√Ķes como Amazonas, Rio, onde existem muitas dificuldades de acesso.¬† A log√≠stica em rela√ß√£o a Amaz√īnia est√° dificultando o trabalho, sem seguran√ßa e com custos maiores do que s√£o reembolsados atrav√©s das di√°rias. ¬† Sobre o Rio de Janeiro , as vistorias em favelas , onde existem casos de tiroteiro tamb√©m precisam ser revistos.

A Caixa estar√° avaliando as condi√ß√Ķes de transporte nestes locais .¬† A Comiss√£o Caixa solicitou que os casos sejam reportados √† unidade de log√≠stica de forma a melhor ajudar nos casos que forem surgindo. ¬† A VIGOV est√° desenvolvendo projeto com pr√©-piloto para acompanhamento remoto de obras , com as tecnologias dispon√≠veis atualmente no mercado, como drones, etc.

Seguro de Vida – ANEAC

A Caixa n√£o fornece para nenhum empregado. Todavia informou que n√£o existe impedimento sobre acordos com seguradoras via ANEAC.

Teletrabalho e Home Office Projetos Pilotos – ANEAC

A Caixa informou que tem dado prioridade quando poss√≠vel atuando em outras unidades , representa√ß√Ķes, j√° se utilizando das novas formas de trabalho. A Caixa j√° tem 60 pessoas remotamente, 95 j√° liberados para esta atividade e v√°rios na quest√£o de mobilidade, onde o empregado pode trabalhar em outra ag√™ncia com a mesma atividade.

HOR√ĀRIO DE ALMO√áO¬† – ANEAC

A Caixa ressaltou que a flexibilização do horário do almoço poderia ser optativa menor que 1 hora.

  1. FENAG –¬† LIDER DO FUTURO APRESENTA√á√ÉO

Foi apresentado o programa l√≠der do futuro por representantes da Fenag com rela√ß√£o aos gestores caixa nas suas diversas fun√ß√Ķes gerenciais, com 64 turmas no brasil, treinamento de 2478 gestores, alcan√ßando 49,56% do objetivo, j√° com parceria com a Caixa.

  1. SEGURAN√áA BANC√ĀRIA (CAIXA)

A diretora da CONTEC e coordenadora da Comiss√£o dos empregados, apresentou diversas situa√ß√Ķes no tocante a seguran√ßa que vem ocorrendo nas ag√™ncias banc√°rias considerando as situa√ß√Ķes prec√°rias nas estruturas, bem como o descuido dos vigilantes dentro de suas atribui√ß√Ķes. Retratou temas abordados na Fenaban e solicitou que a Caixa avalie melhores condi√ß√Ķes de controle e novas tecnologias para uma melhor seguran√ßa nas unidades.¬†Sugeriu que reformas e a parte estrutural sejam acompanhadas por engenheiros e a Pol√≠cia Federal.

  1. DELTAS 

A Comissão dos Empregados solicitou esclarecimentos sobre a promoção por merecimento quanto a forma e a quantidade de deltas será distribuiído.  A Comissão Caixa informou que a avaliação para 2020 será na integra a GDP, de forma a reconhecer o mérito do empregado. Disse que para 2020 relativo a 2019 o publico alvo será o mesmo dos critérios anteriores , sendo que a avaliação possui critérios objetivos como frequência al trabalho, PCMSO, cursos e horas de capacitação , iniciativas de auto desenvolvimento.  Incluíra a avaliação de competências para distribuição de deltas. O pagamento será em abril para acompanhar a GDP que é concluída em abril. O segundo delta será por avaliação de competências, horas de capacitação. Haverá regras de transição. Não será retroativo a janeiro.

  1. NOVOS CONCURSADOS

A Comiss√£o dos empregados manifestou preocupa√ß√£o com a redu√ß√£o do quadro de pessoal, prejudicando inclusive os resultados em cidades de grande import√Ęncia em regi√Ķes do Brasil, que teriam potencial muito maior, considerando a car√™ncia de pessoal.¬† Este quadro escasso gera no dia a dia problemas graves de sa√ļde, especialmente a depress√£o.

A Comissão Caixa informou que haverá contratação de mais 800 novos empregados até o final do ano, avaliando junto a SR as prioridades.  Informou também que existem alguns critérios, a considerar agências pequenas e de difícil provimento.

A coordenadora lembrou do pedido antigo que solicita a valorização dos tesoureiros antigos, mas hoje, é o tempo 8h, 6h e minutos. Foi colocado pela à Caixa que todos os tyesoureros empregados de 6h e 2h são extraordinárias.

  1. TESOUREIROS

A Comiss√£o dos empregados pediu a Caixa novamente informa√ß√Ķes sobre as poss√≠veis altera√ß√Ķes sobre a fun√ß√£o dos tesoureiros, que est√° em estudo a muitos anos, sem que tenhamos um desfecho sobre esta fun√ß√£o. A Comiss√£o Caixa informou que espera alcan√ßar at√© o final do ano uma solu√ß√£o para os tesoureiros. A Coordenadora da Comiss√£o CONTEC Rumiko Tanaka, afirmou que os empregados da CAIXA, tem a jornada da Categoria Banc√°ria, lembrou que,¬† quando passaram a ser banc√°rios e houve a incorpora√ß√£o das duas horas, antes, economi√°rios¬† 8h agora,¬† banc√°rios¬† de 6h e na fun√ß√£o de Caixa Executivo hoje,¬† continua com a jornada de 6h, a Gratifica√ß√£o de Fun√ß√£o n√£o¬† pode substituir a 7¬™h e a¬† 8¬™h consideradas extraordin√°ria . A COMISS√ÉO CONTEC, h√° muito tempo vem solicitando at√© a mudan√ßa de nomenclatura, como Gerente de Finan√ßas, mas at√© hoje nada.¬†foi atendido. Somente piorou a situa√ß√£o, com a figura do CAIXA MINUTO, Tesoureiro Minuto? muitos empregados, est√£o recorrendo a JUSTI√áA.

  1. PARCELAMENTO DE F√ČRIAS¬†

A Comiss√£o CONTEC, manifestou preocupa√ß√£o com a marca√ß√£o e calend√°rio de f√©rias nas unidades.¬† Em alguns casos, os empregados est√£o sendo proibidos de marca√ß√£o parcelada das f√©rias, sendo exigido por alguns gestores um per√≠odo somente, e em outros casos, existe alega√ß√Ķes de que tem sido privilegiados na marca√ß√£o de f√©rias empregados que est√£o em conson√Ęncia com as expectativas do GDP, sem que ocorra altern√Ęncia em rela√ß√£o aos meses mais procurados.

  1. PDV

A Comiss√£o CONTEC informou a Caixa que, com a aprova√ß√£o da reforma da previd√™ncia, empregados inscritos no PDV que alcan√ßariam tempo para aposentadoria em dezembro, a partir da necessidade de ped√°gio, s√≥ completariam em janeiro, que , por conseguinte, deixariam de ter o plano de sa√ļde e o acordo do t√≠quete alimenta√ß√£o , caso venham a se desligar da caixa atrav√©s do PDV.

  1. ASSUNTOS GERAIS

V√°rios problemas em n√≠vel regional foram colocados com¬† ¬†objetivo de obter solu√ß√Ķes imediatas.

  1. DESCOMISSIONAMENTO E TRANSFERENCIAS 

A¬† COMIS√ÉO Caixa disse que podem ocorrer,¬† considerando as avalia√ß√Ķes de cada empregado e que as transfer√™ncias compuls√≥rias ocorrem quando h√° interesse da Caixa. A comiss√£o CONTEC, questionou sobrea a veracidade das informa√ß√Ķes que os empregados que ingressariam na justi√ßa ser√£o demitidos sem justa causa sobre a Caixa.¬† A comiss√£o Caixa, respondeu que n√£o tem nenhuma informa√ß√£o sobre o assunto e que n√£o teria nada oficial neste sentido. A comiss√£o CONTEC solicitou transpar√™ncia caso este fato venha a se concretizar, a informa√ß√£o deve ser prioridade para a Comiss√£o Nacional de Negocia√ß√£o da CONTEC.

  1. PARCELAMENTO DO GOZO DE F√ČRIAS EM 3 VEZES¬†

A comissão CONTEC, informou que a procuradoria em Brasília РDF, recebeu uma denuncia e intimou a CONTEC para falar sobre este parcelamento. A Contec disse que a Convenção Coletiva de Trabalho e o Acordo Coletivo de Trabalho devem ser cumpridos.

 

Encaminhamento: Levar a conhecimento dos Empregados da CAIXA.

Avaliação: Foi uma reunião com muitos debates e a apresentação da nova metodologia, que inclui gerentes das áreas especificas  foi positiva.

 

Sugest√£o

Lucro do Santander Brasil cresce 9,4% no 4¬ļ tri com aumento de empr√©stimos e tarifas

O Banco Santander Brasil reportou nesta quarta-feira crescimento de 9,4% no lucro l√≠quido …