Home Informe por Banco Santander Santander lidera ranking de reclamaƧƵes do BC no 1Āŗ trimestre

Santander lidera ranking de reclamaƧƵes do BC no 1Āŗ trimestre

0
1,643

O Santander liderou o ranking de reclamaƧƵes processadas pelo Banco Central contra grandes bancos e financeiras no primeiro trimestre de 2019. No trimestre anterior, o BB liderava a relaĆ§Ć£o. Bradesco e Caixa fecharam os trĆŖs primeiros meses deste ano na segunda e terceira posiƧƵes, respectivamente.

O ranking Ć© construĆ­do com base em um indicador que leva em conta a proporĆ§Ć£o entre queixas recebidas nos canais de atendimento da autoridade monetĆ”ria e consideradas procedentes e o nĆŗmero de clientes de cada banco. No total, o BC recebeu 11.628 reclamaƧƵes que foram consideradas procedentes no primeiro trimestre, um aumento de 4,8% em relaĆ§Ć£o ao trimestre anterior. O dado inclui tambĆ©m as reclamaƧƵes contra instituiƧƵes de pequeno porte.

As principais queixas disseram respeito Ć  oferta inadequada de informaƧƵes sobre produtos e serviƧos (2.094), irregularidades em operaƧƵes e serviƧos relacionados a cartƵes (1.277) e relacionadas a outros segmentos, como problemas com dĆ©bito automĆ”tico, cobranƧa em duplicidade, etc (976). SĆ£o consideradas procedentes as queixas em que se verifica indĆ­cio de descumprimento de lei ou regulamentaĆ§Ć£o cuja competĆŖncia de supervisĆ£o seja do BC.

No primeiro trimestre, o Santander, com um total de 43,755 milhƵes de clientes, teve 1.135 queixas consideradas procedentes, o que gera um ƭndice de 25,93. O Bradesco, recebeu 2.239 reclamaƧƵes, para um universo de 95,881 milhƵes de clientes, com ƭndice de 23,35. A Caixa teve 2.121 reclamaƧƵes, para um total de 91,216 milhƵes de clientes, com ƭndice de 23,25.

Entre bancos e financeiras com menos de 4 milhƵes de clientes, a lideranƧa do ranking ficou com a Facta Financeira, com 76 reclamaƧƵes em um universo de 71.267 clientes, o que dƔ um ƭndice de 1.066,41. O segundo lugar ficou com a Modal, com 130 reclamaƧƵes para 155.940 clientes, o que dƔ um ƭndice de 833,65. E o terceiro foi o Novo Banco Continental, com 23 reclamaƧƵes para 41.114 clientes, levando a um ƭndice de 559,42.

Fonte: Valor EconƓmico

Diretoria Executiva da CONTEC

Veja TambƩm

SugestĆ£o

35% dos brasileiros com mais de 14 anos nĆ£o completaram o ensino fundamental, aponta IBGE

O Brasil tem 35% de pessoas em idade de trabalhar que nĆ£o concluĆ­ram o ensino fundamental.…