Na tarde desta segunda-feira (13/04), a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN/CONTEC realizou a 4ª reunião por vídeo com a Comissão de Negociação da FENABAN, a partir de 13/03/2020, para enfrentamento da pandemia Covid-19:
Na reunião de hoje, a CEBNN Contec buscouconvencer a FENABAN da:
A FENABAN informa que não tem autorização para negociar o tema redução de jornada, que ainda não está definido. Alerta que pandemia poderá durar até cinco meses e que polícia está se preparando para atuação mais intensa tão logo a situação exija, mas está disposta a corroborar pedido de auxílio na organização de filas externas. Alega que exposição à pandemia do covid-19 é diferente do ambiente insalubre/perigoso, visto que risco não se dá exclusivamente no ambiente de trabalho e que a maior parte do dia/noite os bancários passam fora do ambiente de trabalho.
Diz que o debate sobre as MPs deve ser tratado isoladamente e que bancos não pretendem pagar bancários afastados que não se encontram trabalhando em home office, mas que se faz necessário negociarmos, visto que trabalhadores não podem ficar sem receber. Destacou que bancos estão convencidos da necessidade de manutenção do isolamento.
Lembra que a 1ª reunião por videoconferência para enfrentamento do covid-19 ocorreu em 13/03/2020, destacando que o contágio tem velocidade digital. Ressalta que no dia 17/03 já havia bancários trabalhando em home office e que em 20/03 bancários afastado das dependências dos bancos já somavam mais de 100 mil e hoje já superam 250 mil.
Informa que um só banco doou um bilhão de reais para combate à covid-19 e que dez bancos nacionais decidiram apoias empresas brasileiras para fabricação de respiradores, com aporte de 272 milhões de reais. Registra que durante a pandemia teremos menos recursos e menos compras e que a economia deverá demorar a decolar novamente. Defende a necessidade de negociação para mitigarmos o risco de crédito e inadimplência.
Parabeniza dirigentes destacando que, com o isolamento negociado, evitamos milhares de contaminações e salvamos muitas vidas.
Confirmou que os bancos Itaú-Unibanco, Bradesco e Santander darão início ao processo de vacinação contra a H1N1 a partir de São Paulo capital, nopróximo dia 15.
ORIENTAÇÃO: Pedimos divulgar junto à todas as entidades filiadas e aos bancários, solicitando que estes façam as denúncias aos Sindicatos pelos meios virtuais.
Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN/CONTEC