1º de Maio é o Dia Mundial do Trabalho, uma data de extrema importância para toda a sociedade. Segundo dados recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação do trimestre encerrado em janeiro de 2024 ficou em 7,6%. Apesar da baixa histórica, a pandemia provocou forte retrocesso no mercado de trabalho e afetou diretamente a vida dos profissionais. As taxas de desocupação e desemprego aumentaram ainda mais em 2020, alcançando, respectivamente, 13,8% e 28,3%. Índices elevadíssimos.
Neste processo de fomento do trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego desempenha um papel fundamental no estabelecimento de diretrizes e regulamentações relacionadas ao mercado de trabalho, monitorando o cumprimento das leis trabalhistas, tendo a obrigação de zelar pela segurança e bem-estar dos trabalhadores, oferecendo serviços de assistência e melhores condições laborais.
Por sua vez, as entidades sindicatos atuando fortemente na representação dos interesses dos trabalhadores, negociando condições funcionais, salariais e de benefícios com os empregadores. Dessa forma, atuando como representantes dos trabalhadores em questões relacionadas ao ambiente de trabalho. Nosso papel é buscar um ambiente laboral justo, saudável, preservando os direitos trabalhistas.
Neste primeiro de maio, a CONTEC traz a mensagem fraternal de esperança por dias melhores, mais igualitários, a todos os trabalhadores e trabalhadoras do sistema financeiro e aqueles que labutam todos os dias para o sustento próprio e dos seus dependentes. Que este dia seja de muita reflexão e luta por salários justos e trabalho decente para todos os trabalhadores do campo e da cidade do setor privado e público!
Feliz Dia do Trabalho!
www.contec.org.br