O Dia Mundial de Zero Discriminação é celebrado nesta quarta-feira, 1 de março. A data foi criada a partir de uma campanha da agência da ONU sobre HIV/AIDS, a UNAIDS, em 2013. Esta é a oportunidade de chamar atenção para o direito à vida, de maneira digna e sem preconceitos. A campanha tem o foco de combater todas as formas de discriminação.
No Brasil, o preconceito continua afetando diretamente a vida de milhões de pessoas. Essa condição prejudica o diálogo, a boa convivência e as ações de igualdade. Para transformar esta realidade, é preciso enfrentar a discriminação com informação e por meio da lei.
É preciso reforçar que a Constituição Federal de 1988, ampara legalmente o direito a vida, saúde e dignidade humana. Sobretudo a manifestação religiosa, étnica, de identidade de gênero e orientação sexual. Para além disso, pessoas com deficiência ou que convivem com condições de saúde, idosos, crianças e todas as outras formas de representação, precisam ser respeitados enquanto indivíduos para colaborar por uma sociedade melhor.
www.contec.org.br