O 2º Encontro Nacional CONTEC MULHER reuniu dirigentes sindicais de todo país no dia 19 de junho, durante o 51º Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais Bancários, Securitários e Cooperativários, em Uberlândia, Minas Gerais. O primeiro dia de trabalho do evento foi totalmente voltado a realização do encontro feminino.
A programação contou com momentos de dinâmica, debates e trocas de experiências pessoais e profissionais. O dia terminou com uma atividade de reconhecimento e empoderamento feminino, além de confraternização. As dirigentes sindicais dos sindicatos e federações filiados à CONTEC puderam elaborar reivindicações à serem encaminhadas para a complementação da pauta de reivindicações dos trabalhadores bancários para a campanha salarial deste ano.
O presidente da CONTEC, Lourenço Prado participou da solenidade de abertura e parabenizou o trabalho feito pelo grupo, em prol da união feminina e da luta por representatividade e equidade das mulheres no movimento sindical e nas instituições financeiras.
A realização do Encontro Nacional CONTEC Mulher junto a programação de debates das pautas de reivindicações da campanha salarial mostra nosso compromisso em escutar as demandas das companheiras. É realmente necessário estabelecer critérios de igualdade, equidade e representatividade das mulheres no mundo do trabalho e em todos os postos da sociedade. Sobretudo em posições de poder e liderança. O mundo pede mais participação feminina em postos de comando.” disse o presidente Lourenço Prado.
O presidente da Federação dos Bancários de Minas Gerais, Alfredo Brandão, e o presidente do sindicato dos bancários de Uberlândia, Edivaldo Dias, também compareceram à abertura do encontro.
As integrantes do grupo puderam acompanhar a palestra da líder do grupo CONTEC Mulher, Ana Paula Guedes, sobre liderança feminina e atuação no ambiente de trabalho. Falou ainda da importância da construção de uma nova mentalidade coletiva que interrompe conceitos discriminatórios e misóginos. Ela apresentou situações práticas onde o autoconhecimento e o espírito de comando podem ajudar a impulsionar as potências das mulheres. Ressaltou ainda a importância de homens aliados à esta luta.
Em outro momento, a economista do DIEESE Mariel Angeli, conduziu uma palestra sobre mercado de trabalho e participação feminina no cenário econômico.
www.contec.org.br