Em agenda na COP 28, em Dubai, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva esteve reunida com a delegação brasileira para apresentar os tópicos que estão sendo debatidos durante a Conferência. O presidente da CONTEC e secretário de Relações Internacionais da UGT, Lourenço Prado participou da reunião.
Durante o encontro, as lideranças conversaram sobre a importância do Fundo Amazônia como principal mecanismo responsável por capitar recursos para a preservação das florestas tropicais. O governo brasileiro disse estar empenhado na liderança global da política ambiental. A ministra mostrou o indicativo de redução no desmatamento da floresta amazônica, com o emprego de mais agentes do Estado nas regiões menos povoadas.
Além disso, o Brasil se comprometeu a empenhar as diretrizes internacionais na diminuição dos poluentes até 2030. Assim como zerar o desmatamento. Medidas vistas como essenciais para a recuperação ambiental e promoção da economia verde. Para a ministra, urge a necessidade de acordos e investimento dos países ricos, naqueles do sul global, para que alternativas viáveis sejam traçadas.
A fala da ministra Marina, foi precisa. O Brasil deve voltar a exercer a liderança nos quesitos que envolvem o meio ambiente. Por isso, o emprego de tantos assuntos importantes para a economia verde, descarbonização, investimentos, promoção de empregos e mudanças de pensamento da sociedade.” concluiu Lourenço Prado.
www.contec.org.br