A FUNCEF aprovou, nesta segunda-feira (09/12), o aumento da meta atuarial dos três planos de benefícios para o ano de 2025. A meta do REG/Replan Saldado passa de 4,50% para 4,75% e, para o REG/Replan Não Saldado, REB e Novo Plano, a taxa foi elevada para 4,85%. A medida é fruto de análises técnicas anuais, baseada em estudos de hipóteses atuariais, e foi tomada após um processo interno rigoroso pela diretoria da Fundação.
A decisão, entretanto, foi recebida com cautela pelos representantes dos participantes e assistidos. O Diretor de Negociação Coletiva de Bancos Estatais da CONTEC, Carlos Castro, declarou preocupação com a urgência e amplitude da alteração.
“Continuo vendo com preocupação essa decisão, pois a grande maioria dos assistidos, aposentados e pensionistas, não está convencida dessa adequação da meta, com essa urgência, para todos os planos. Esperamos não termos que assistir a um novo capítulo da novela do qual já assistimos no passado e estamos pagando muito caro. Definitivamente, não vale a pena ver de novo!”, afirmou.
Diante das apreensões, as entidades associativas da Caixa estão reunidas, na manhã desta terça-feira (10/12), na sede da Advocef, em Brasília, para deliberar sobre o posicionamento a ser adotado frente à aprovação da nova meta atuarial. A expectativa é que, ao final do encontro, seja divulgada uma nota conjunta sobre a decisão da FUNCEF.
A CONTEC segue acompanhando de perto as discussões e continuará informando seus associados sobre os desdobramentos dessa importante questão, que envolve diretamente o futuro financeiro e a qualidade de vida dos participantes dos planos da FUNCEF.
www.contec.org.br