339
Um novo golpe está circulando e pode colocar as suas informações em risco, e tudo começa com uma simples mensagem no WhatsApp. Ela vem de um número desconhecido, mas você não consegue abrir o conteúdo. Em vez disso, aparece um aviso intrigante:
“Você recebeu uma mensagem, mas sua versão do WhatsApp não é compatível”. Logo depois um link chamativo: “Atualizar WhatsApp”.
É aí que os golpistas agem! Eles se aproveitam da sua curiosidade, aquele impulso de querer saber o que foi enviado, para fazer você clicar sem pensar duas vezes. Mas, ao clicar, você não atualiza nada. Em vez disso, é levado para páginas falsas que podem instalar vírus, roubar dados pessoais e bancários, e comprometer totalmente o seu celular.
Com esse simples click, você pode acabar facilitando que criminosos clonem a sua conta do WhatsApp para pedir transferências a amigos e familiares se passando por você.
Não caia nessa! Quem desconfia, evita golpes! O WhatsApp não envia mensagens pedindo atualização por link.
Lembre-se: a segurança começa com atenção!
- Nunca clique em links recebidos por números desconhecidos.
- Atualize o WhatsApp somente pela loja oficial do seu celular (Google Play ou App Store).
- Desconfie de mensagens que criem urgência ou medo, como “você não conseguirá ver a mensagem sem atualizar”
- Ative a notificação em duas etapas no seu WhatsApp para proteger sua conta.
Se receber uma mensagem desse tipo, denuncie no próprio WhatsApp. Na tela da conversa, clique nos três pontinhos no canto superior direito e depois em denunciar.
- Mas se você, um conhecido ou um cliente infelizmente cair no golpe, agir rápido evita maiores prejuízos.
- Avise seus contatos sobre o golpe para evitar que mais pessoas sejam enganadas
- Registre um boletim de ocorrência
- Caso tenha sofrido prejuízo financeiro, entre em contato imediatamente com o banco.
O Blog BB, conta com uma editoria exclusiva de segurança, e as orientações sobre o Golpe Falso Link de Atualização do WhatsApp também estão por lá. Compartilhe o conteúdo com seus contatos e ajude a fortalecer a rede de prevenção, afinal, a informação é a melhor defesa.
E para se aprofundar nas estratégias de proteção contra os principais tipos de golpes em circulação, está disponível na Página de Segurança do Banco do Brasil, nas versões Pessoa Física (PF), Pessoa Jurídica (PJ) e Setor Público, o Guia de Segurança do BB.
Fonte: BB – Diretoria Gestão da Cultura e de Pessoas
www.contec.org.br