O aeroporto internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, inicia nesta segunda-feira (15) as operações de embarque e desembarque de passageiros, mais de dois meses após uma inundação histórica no Rio Grande do Sul ter atingido o local e outros pontos da capital gaúcha. Os voos, contudo, continuam partindo da base área de Canoas, na região metropolitana.
O transporte do aeroporto até o local onde acontecem os pousos e decolagens, no aeródromo militar, será feito em ônibus disponibilizados pela concessionária Fraport. A empresa alerta que nenhum passageiro poderá se dirigir diretamente à base de Canoas para embarcar.
No Salgado Filho, serão realizados o despacho de bagagem e o check-in. Até este domingo (14), esses procedimentos estavam ocorrendo no terminal provisório montado no ParkShopping Canoas, que agora está desativado.
Na última quinta (11), a base aérea de Canoas da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) recebeu autorização para ampliar de 49 para 87 o número de voos comerciais semanais. O local também passará a operar 24 horas por dia.
Já a reabertura para voos em Porto Alegre ainda não tem data definida devido à necessidade de reparos na infraestrutura que foi atingida pelas águas do lago Guaíba em 3 de maio.
Veja, a seguir, os procedimentos para as viagens aéreas em Porto Alegre:
COMO FICA A COMPRA DE PASSAGEM?
Os passageiros devem buscar os voos diretamente nas companhias aéreas, utilizando como destino ou local de saída Canoas (código QNS).
ONDE DEVO ME APRESENTAR PARA EMBARCAR?
A partir desta segunda (15), a apresentação dos passageiros ocorrerá somente no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A concessionária Fraport alerta que não é possível chegar diretamente à base aérea de Canoas, de onde os voos saem. Os viajantes serão transportados do Salgado Filho até Canoas em ônibus fornecido pela concessionária.
Os serviços de check-in e embarque de passageiros serão feitos por meio de uma área adaptada no terminal internacional que não foi afetada pelas enchentes. O acesso ao terminal será pela rampa externa que leva ao piso 2. A inspeção de segurança será feita no piso 3.
A QUE HORAS PRECISO CHEGAR AO AEROPORTO?
Segundo a Anac, o passageiro deverá se apresentar no aeroporto Salgado Filho três horas antes do voo, e o processo de embarque se encerrará uma hora e meia antes voo. Depois disso, não será possível acessar a sala de embarque.
O terminal funciona das 6h às 21h.
COMO SERÁ O DESEMBARQUE?
Após o pouso em Canoas, os passageiros serão acompanhados por funcionários da Fraport para embarcar em ônibus que seguirão até o aeroporto Salgado Filho. Não será permitida a saída diretamente pela base aérea de Canoas.
POSSO DISPENSAR O ÔNIBUS DA CONCESSIONÁRIA E IR DA BASE DE CANOAS ATÉ PORTO ALEGRE EM TRANSPORTE PARTICULAR?
Não. Todos os passageiros devem entrar no ônibus logo que desembarcarem e seguir para o aeroporto Salgado Filho, de onde poderão solicitar seus transportes.
QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES DO AEROPORTO DE PORTO ALEGRE?
No final de junho, a Fraport anunciou a conclusão da limpeza do piso do terminal de passageiros do aeroporto.
Antes disso, em 11 de junho, o terminal de cargas já havia sido reaberto. Segundo a Anac, para voltar a funcionar, o local foi vistoriado e recebeu a autorização de Anvisa, Receita Federal e da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Fonte: Folha de S. Paulo
www.contec.org.br