O Banco Central informou hoje sobre um incidente de segurança envolvendo dados pessoais vinculados a chaves Pix do Banco BTG Pactual, citando falhas pontuais em sistemas da instituição. De acordo com o BC não houve vazamento de dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentação ou saldos financeiros ou quaisquer outras informaões sob sigilo bancário.
As pessoas afetadas serão notificadas exclusivamente pelos canais oficiais do aplicativo ou internet banking de suas instituições. De acordo com o BC, nenhum outro canal de comunicação será utilizado para evitar fraudes.
O BC informou também que foram adotadas ações necessárias para apurar os fatos e que serão aplicadas medidas sancionadoras de acordo com a regulação atual. Além disso, destacou que, embora a legislação não exija, decidiu comunicar o ocorrido para manter seu compromisso com a transparência.
Ainda regido pelo princípio da transparência, o BC mantém página específica em seu sítio para registrar incidentes de segurança desse tipo.
Em nota, o BTG Pactual esclarece que identificou consultas pontuais, a partir da utilização de números de CPFs obtidos fora do sistema do banco, que “permitiram a visualização unicamente dos dados de agência e conta corrente vinculados a esses respectivos CPFs. Imediatamente o Banco restringiu o acesso a essas informações”.
O banco reforçou ainda que “não houve nenhuma invasão a nenhum sistema do banco, e que não foram expostos dados sensíveis, como dados cadastrais, senhas e outros dados sigilosos. A segurança das informações é prioridade e está disponível em caso de dúvidas em seus canais de atendimento”.
Fonte: O Globo
www.contec.org.br