O Bradesco estendeu para o iPhone o “tap to pay”, tecnologia que permite receber pagamentos com cartões através do celular, sem a necessidade de uso da maquininha. A ferramenta, desenvolvida com a Cielo, já estava em operação para aparelhos com sistema operacional Android, do Google.
Os clientes pessoas jurídicas do banco poderão habilitar a aceitação de pagamento por aproximação através do aplicativo Bradesco Net Empresa. É preciso ter iPhone modelo XS ou posterior que esteja atualizado com a versão mais recente do sistema operacional iOS.
Podem ser aceitos pagamentos com cartões das bandeiras Visa e Mastercard, incluídos ou não em carteiras digitais como a da própria Apple. A tecnologia permite a digitação de senha nas transações em que ela for necessária, e segundo o Bradesco, mantém seguros os dados do cliente e do comerciante, não armazenando número do cartão ou dados da transação.
O uso dos celulares como maquininha é uma aposta dos bancos e das credenciadoras para atender comerciantes de menor porte, como os microempreendedores individuais, com custos mais baixos, uma vez que a ferramenta permite dispensar o envio dos equipamentos.
A funcionalidade “tap to pay” foi lançada no Brasil pela Apple em setembro de 2023. Com ela, comerciantes passaram a poder receber pelo iPhone pagamentos de cartões de crédito e débito físicos que possuam a tecnologia NFC, que permite o pagamento por aproximação. Segundo a empresa, todas as transações são criptografadas e processadas com o uso das mesmas ferramentas de segurança do Apple Pay, a carteira digital dos dispositivos com sistema iOS.
Em abril do ano passado, o PagBank (ex-PagSeguro) também anunciou o lançamento no Brasil do Tap to Pay Online, sistema da Visa que permite aos clientes pagar transações feitas online encostando o cartão físico no smartphone.
Fonte: Estadão
www.contec.org.br