A CONTEC esteve reunida nesta sexta-feira (15), com representantes da FENABAN, pela comissão bipartite de prevenção de conflitos, em São Paulo. Os dirigentes trataram do acompanhamento de demandas dos trabalhadores e fizeram projeções sobre os avanços tecnológicos.
Entre as reivindicações dos bancários, está a criação de um protocolo entre a CONTEC e os bancos para recuperação dos aparelhos de ar-condicionado que estejam quebrados em agências de todo país. Nestes casos, impossibilitando a atuação dos trabalhadores, ocasionando o fechamento das agências pelos sindicatos. Além disso, a utilização do ar-condicionado durante todo o expediente, em dias de calor. A FENABAN sinalizou positivamente e deve encaminhar a pauta aos bancos.
Foram apresentados dados importantes sobre a eficácia e a utilização dos canais oficiais de denúncias do banco ao longo dos anos. Além disso, os dirigentes debateram sobre os avanços da Inteligência Artificial e o efetivo uso dela em diversos setores do sistema financeiro.
Os bancos apresentaram os avanços tecnológicos incorporados pelas instituições, tratou da inteligência artificial como revolucionária e ponderou o uso da ferramenta, entre vantagens e riscos. A CONTEC já havia apresentado preocupação da introdução da IA em ambientes bancários, principalmente, ocupando o cargo de um empregado. Apesar disso, a FENABAN garantiu que não existem indícios de que a IA deve reduzir o número de trabalhadores.
Nós conseguimos ponderar nossos pontos de atenção e ampliar o debate do uso tecnológico nas agências. As ferramentas são importantes mas os trabalhadores são insubstituíveis. É preciso que os dois atuem de forma coordenada, conjunta e colaborativa. Sem que os bancários sejam dispensados em detrimento da inteligência artificial.”, disse o presidente da CONTEC, Lourenço Prado.
Representando a CONTEC, estiveram: Lourenço Prado -Presidente, Ana Paula Guedes – Assessora Especial, Carlos Alberto Batistela – SEEB SJC, Jair dos Santos – SEEB SJC, Marco Hilário- SEEB Araçatuba, Camilo José- SEEB SJC, Marcelo Pizzo – SEEB Varginha, José Augusto Ribeiro – SEEB Araçatuba, Luiz Gustavo Walfrido – FEEB ALPERN, Carlos Roberto Bueno – SEEB Tupã, Leonardo Farias – SEEB Goiana, Paulo Fogolin – SEEB Araçatuba, Ronaldo Silvino – SEEB Ribeirão Preto e Valdir Nazaret Bárbara- SEEB Ribeirão Preto.
Pela FENABAN, estiveram presentes: Fabrizio Calixto – comissão de negociação BB, Fabiana Ribeiro – comissão de negociação SANTANDER, Eduara Cavalheiro – comissão de negociação BRADESCO, Adauto Duarte – Comissão de Negociação FENABAN, Marina Madeira – comissão de negociação ITAÚ, Núbia Gurgel – comissão de negociação Caixa, Nicolino Eugênio- comissão de negociação FENABAN e Paula Lins – comissão de negociação FENABAN.
www.contec.org.br