A Contec, comprometida com a construção de um ambiente mais inclusivo e consciente, indica o livro “Como não ser racista”, uma publicação dos comitês de equidade do Senado Federal, do Tribunal de Contas da União e do Sindilegis.
A ideia do livro “Como não ser racista”— lançado na edição de 2024 da série “Papos que Transformam”— surgiu a partir de uma provocação da diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka, durante o evento “Expressões e Vivências Negras”, realizado em 2023 em homenagem ao Dia da Consciência Negra.
“O racismo no Brasil é estrutural. De fato, precisa investir mais em políticas públicas de enfrentamento. Desenvolver uma educação antirracista é fundamental para que tenhamos uma sociedade mais justa. Por isso apoiamos e indicamos a leitura do livro “Como não ser racista”. Particularmente, gostei muito”, enfatizou Lourenço Prado, presidente da Contec.
Os desafios da população negra no Brasil
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população negra representa 56,1% do Brasil. Mas, na prática, esse grupo majoritário não ocupa muitos cargos de decisão ou espaços de destaque.
“Existe uma história do povo negro sem o Brasil; mas não existe uma história do Brasil sem o povo negro”, uma afirmação de Januário Garcia, fotógrafo e militante do movimento negro.
RACISMO É CRIME!
www.contec.org.br