Domingo, dia 2 de outubro, ocorrem as eleições brasileiras. Para os que estão perdidos a respeito deste dia de exercício da democracia, aqui vão algumas dicas.
Como saber qual será meu local de votação?
No link https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome é possível descobrir com rapidez a sua zona eleitoral, seção e endereço.
O que levar?
É necessário documento de identificação oficial com foto, podendo ser ele carteira de identidade; Carteira Nacional de Habilitação, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto. O e-título devidamente atualizado também é aceito.
Qual é a ordem de votação?
Em 2022 a ordem é: deputado federal (com quatro dígitos); deputado estadual ou distrital – no caso dos eleitores do Distrito Federal – (com cinco dígitos); senador (com três dígitos); governador (com dois dígitos); e, por último, presidente da República (com dois dígitos).
Pode cola?
Pode levar um papel com os números dos candidatos para cada cargo. No link https://www.justicaeleitoral.jus.br/cola-eleitoral-eleicoes-2022/ também é possível imprimir a cola oficial da Justiça Eleitoral Brasileira, na qual será preciso apenas anotar os números dos candidatos.
É proibido!
A propaganda eleitoral é proibida no dia da votação. Ações como pedido de votos, distribuição de santinhos e outros materiais não são permitidas.
Ainda tem dúvidas?
Mande um “oi” no número +55 61 996371078 ou aperte no link https://api.whatsapp.com/send/?phone=556196371078&text&type=phone_number&app_absent=0 e acesse o Menu Tira Dúvidas do Tribunal Superior Eleitoral.