Início » Febraban alerta que nome da entidade tem sido usado em golpes; veja 10 dicas para se proteger

Febraban alerta que nome da entidade tem sido usado em golpes; veja 10 dicas para se proteger

Criminosos simulam operações financeiras e pedem o pagamento de taxas, dizendo que elas são cobradas pela entidade

postado Luany Araújo

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirmou na quarta-feira, 12, que o nome da entidade tem sido utilizado para aplicar golpes financeiros. Uma das abordagens é a do falso empréstimo, em que criminosos simulam operações financeiras e pedem o pagamento de taxas, dizendo que elas são cobradas pela entidade.

O golpe é aplicado por meio de sites fraudulentos, com ofertas de crédito com condições vantajosas para o consumidor, em especial para negativados.

Quando o cliente se cadastra nesses sites, os criminosos entram em contato e pedem para que ele assine um suposto contrato. Depois, afirmam que para que o empréstimo seja liberado, o cliente tem de pagar taxas e impostos, sendo que a taxa supostamente seria cobrada ou exigida pela Febraban.

“Não existe nenhum empréstimo em que a pessoa tenha que fazer qualquer tipo de pagamento antecipado, seja de impostos, de preenchimento de cadastro ou de supostos adiantamentos de parcelas. Este tipo de abordagem é golpe”, diz o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, em nota.

 

Golpe por SMS

Outra abordagem, via SMS, afirma que foi feita uma transação suspeita de valor alto, em uma compra no varejo, e pede para que o cliente entre em contato com uma suposta central de atendimento da Febraban. Nestes casos, os criminosos pedem para que o cliente faça uma operação para regularizar o sistema, além de solicitar dados como número da conta e senha.

Faria afirma que a entidade não entra em contato com consumidores ou empresas via SMS, ligação, carta, e-mail, WhatsApp ou redes sociais, seja para a realização de procedimentos de segurança ou para a efetivação de operações financeiras. Como associação civil sem fins lucrativos, a Febraban não tem relação direta com clientes ou usuários do sistema bancário.

Além disso, a Febraban diz que os bancos nunca ligam para os clientes pedindo informações como senhas, tokens e outros dados pessoais, nem pedem para que os clientes façam transferências, inclusive via Pix, ou qualquer tipo de pagamento para supostamente regularizar a conta.

 

Como se proteger

A Febraban lembra que as fraudes e golpes financeiros mudam a todo tempo, e a melhor forma de prevenção é se manter informado. A instituição mantém um site específico para informar sobre os principais golpes, tais como os golpes do falso boleto, falsa central de atendimento, golpe de delibery com maquininha quebrada, entre outros, e como evitá-los. Eles podem ser consultados em https://antifraudes.febraban.org.br.

 

Confira abaixo as dez dicas básicas para não ser vítima de golpes.

  • Não compartilhe suas senhas com ninguém e evite usar dados pessoais ou sequências óbvias;
  • Nunca entregue seu cartão a ninguém, nem mesmo se solicitado pelo banco;
  • Verifique sempre o nome e o valor no cartão após uma compra;
  • Ative a autenticação de dois fatores em todas as contas online que oferecem essa opção;
  • Use um outro aparelho para ligar para o banco se solicitado, evitando que golpistas “prendam” sua linha;
  • Não clique em links desconhecidos ou promoções suspeitas em e-mails;
  • Prefira sites conhecidos para compras online e utilize o cartão virtual;
  • Confira o nome do recebedor ao pagar boletos, realizar transferências ou Pix;
  • Não fotografe ou filme a tela do caixa eletrônico, e peça ajuda apenas a funcionários identificados;
  • Tenha cuidado com o que compartilha nas redes sociais para evitar fornecer informações a golpistas.

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas