Nesta terça-feira (10/6), o presidente da CONTEC e secretário de Relações Internacionais da UGT, Lourenço Prado, participou da XII Reunião Anual Brasil-OIT, realizada na sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, Suíça. O encontro integrou a programação da 113ª Conferência Internacional do Trabalho.
Entre as autoridades presentes, destacaram-se Peter van Rooij, diretor do Departamento de Parcerias Multilaterais e Cooperação para o Desenvolvimento da OIT; Laura Thompson, diretora-geral adjunta da OIT para Relações Exteriores e Corporativas; e Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego do Brasil.
Representando os trabalhadores brasileiros, Lourenço Prado ressaltou a importância do momento:
“Esse encontro reafirma o valor da Cooperação Sul-Sul como instrumento estratégico de solidariedade entre países em desenvolvimento. A experiência brasileira com a OIT, por meio do projeto ‘Trabalho Decente e Justiça Social’, tem sido exemplar, baseada em três pilares: diálogo social, inclusão produtiva com proteção social e fortalecimento institucional das políticas públicas de trabalho.”
Ele também alertou para os desafios ainda enfrentados:
“O Brasil ainda convive com altos índices de informalidade, desemprego estrutural e desigualdades que afetam principalmente mulheres, jovens, negros e a população das periferias e zonas rurais. A classe trabalhadora espera que os compromissos internacionais se traduzam em políticas públicas concretas, com financiamento adequado e mecanismos eficazes de monitoramento e participação social.”
Prado abordou também o contexto atual e as perspectivas futuras do país, como a realização da COP 30. Reafirmou ainda o compromisso das entidades sindicais brasileiras com o trabalho decente, o diálogo tripartite, a solidariedade internacional e a construção de uma globalização que promova equidade, fortaleça a democracia e respeite os direitos humanos.
Confira AQUI as fotos oficiais da XII Brazil ILO Review Meeting. Photos Pierre Albouy / ILO.
Por Leidiane Silveira