O Mercado Pago, braço financeiro do Mercado Livre, anunciou nesta quarta-feira (12) o lançamento de uma ferramenta para celular que substitui a maquininha física de pagamentos.
Denominada “Point Tap”, o serviço recebe pagamentos por meio de aproximação dos cartões dos consumidores, com necessidade de senha para transações acima de R$ 200. Ainda assim, o Mercado Pago continuará a vender as maquininhas físicas.
“Estamos fazendo alguns testes de taxas, ainda não publicamos a taxa”, disse Tulio Oliveira, vice-presidente sênior, em evento para anúncio de novos produtos e elevação da integração com o Mercado Livre, em São Paulo. “A proposta é liberar o dinheiro na hora. Já vem com antecipação dentro do processamento”, acrescentou.
O serviço está disponível inicialmente apenas para aparelhos com sistema Android.
O Mercado Livre no final do ano passado pediu a investigação da Apple -que foi acatada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica- por restrições em aplicativos impostas pela gigante norte-americana sobre ofertas de serviços digitais e pagamentos. A Apple tem o sistema iOS, concorrente do Android.
Segundo Oliveira, o público-alvo é parecido com o das atuais maquininhas físicas do Mercado Pago. “A solução [digital] é melhor, porque nosso cliente já tem o celular”, disse.
A segurança é moldada em um sistema de criptografia, que, disse o Mercado Pago, oferece “a mesma segurança de uma operação com chip EMV -padrão para pagamentos eletrônicos seguros de débito e crédito em todo o mundo”, segundo comunicado da companhia à imprensa.
Fonte: Folha de S. Paulo
www.contec.org.br