Reunidos nesta sexta, dia 15/08, no edifício Aqwa Corporate, no Rio de Janeiro, a Mesa Permanente de Negociação CONTEC/CAIXA debateu diversos temas de interesse da categoria.
SuperCAIXA
A reunião se iniciou com a apresentação, pela Caixa, do programa de pagamento de prêmios aos empregados denominado “SuperCAIXA”. Segundo a apresentação, o programa vale para toda a rede de atacado e varejo, garantindo premiação a quem for além do desempenho individual. Além da avaliação individual, haverá avaliação coletiva por unidade.
Segundo a Caixa, o programa busca implantar uma nova cultura de resultados, privilegiando o coletivo em detrimento do individual. A representação da CONTEC cobrou da direção da Caixa maiores esclarecimentos sobre os critérios que norteiam o programa, a fim de deixar mais claro o novo cenário estabelecido para o atacado e varejo do setor comercial, especialmente no que envolve vendas de produtos e resultados das unidades.
Apesar de reconhecer pontos positivos, como a valorização do coletivo e a melhoria na prestação de serviços, a representação da CONTEC protestou contra a implantação unilateral do programa, sem consulta à representação dos empregados, além da mudança na periodicidade do pagamento do incentivo — que antes era trimestral e agora passa a ser semestral.
Outro ponto criticado foi a exigência de atingir 100% da meta da unidade para receber a premiação. A CONTEC defendeu a inclusão de exceções, como premiar empregados quando a unidade alcançar 90% da meta e a Superintendência Regional atingir 100%, contemplando todos que contribuíram para o resultado global. A Caixa recusou a proposta, alegando impossibilidade legal.
“Acreditamos que, apesar de o programa trazer pontos positivos, ainda carece de medidas que valorizem todos os empregados que contribuem para o atingimento global das metas, sob pena de desmotivação daqueles que se esforçaram, mas não tiveram seu trabalho recompensado”, afirmou Willian Louzada, coordenador da Mesa de Negociação CONTEC.
Reestruturação
A Caixa apresentou os princípios que orientam sua chamada “reorganização”, justificando ajustes necessários para manter a empresa competitiva, diante das mudanças do mercado e das expectativas dos clientes. Afirmou que a atualização do atendimento é necessária tanto no ambiente físico quanto no virtual.
Sobre o fechamento de agências, a Caixa garantiu que não haverá prejuízo aos empregados, que seriam realocados nas mesmas localidades e funções. A representação da CONTEC protestou contra a ausência de negociação prévia sobre o tema e destacou a necessidade de garantir proteção a caixas e tesoureiros minuto, que já exercem suas funções há anos e não podem ser excluídos das garantias remuneratórias.
“Se faz necessário que a Caixa valorize o processo de negociação e que temas importantes, que impactam a vida dos empregados, sejam debatidos previamente com a representação dos trabalhadores”, afirmou Louzada.
CAIXAVerso
A representação da CONTEC reconheceu o esforço da Caixa em incentivar os empregados a participarem do CAIXAVerso, programa que busca qualificação e inclusão digital, possibilitando oportunidades de carreira. No entanto, cobrou atenção especial para os tesoureiros, que devido ao acúmulo de atividades não conseguem realizar os cursos exigidos durante o expediente.
A CONTEC também destacou problemas enfrentados por tesoureiros, como a desvalorização da função, aumento do assédio moral, desvio de função, exposição a riscos de segurança e financeiros, além dos impactos negativos na vida profissional, pessoal e na saúde física e mental desses trabalhadores.
VPN
A representação questionou a demora no restabelecimento da VPN. A Caixa informou que trabalha diuturnamente para normalizar o sistema, mas destacou a necessidade de reforçar a segurança para evitar problemas maiores.
PLR
A CONTEC solicitou negociação para garantir o pagamento da PLR 2025 de, no mínimo, um salário-base a todos os empregados. A Caixa recusou, alegando que há ação judicial em curso sobre o tema.
Próxima rodada de negociações
Ficou agendada uma nova rodada de negociações para os dias 18 e 19 de setembro, em Belo Horizonte. No dia 18, a pauta será exclusivamente sobre o Saúde Caixa, e no dia 19 acontecerá a Mesa Permanente de Negociação.
Fonte: Coordenação da Comissão de Negociação CONTEC/CAIXA