O presidente da Federação dos Bancários do Estado do Paraná (FEEB-PR) e do Sindicato de Cascavel, Gladir Basso, que também é diretor para Assuntos Legislativos da Confederação Nacional (CONTEC), foi o entrevistado de ontem (3) na Rádio CBN Cascavel, no programa apresentado por José Roberto Benjamim.
Durante a entrevista, o dirigente sindical bancário foi questionado e abordou vários assuntos relacionados ao meio bancário. Gladir citou, por exemplo, o enxugamento da categoria bancária no País, devido ao avenço tecnológico e a outras mudanças estruturais do setor financeiro: na década de 80, eram mais de 1 milhão de trabalhadores do setor, e hoje são apenas cerca de 450 mil bancários. Já na base do Sindicato de Cascavel, que tem 23 cidades, em 1980 eram cerca de 4 mil bancários, contra aproximadamente 1.100 atualmente.
Ele afirmou ainda que, de janeiro de 2014 a abril de 2023, os bancos fecharam 5.716 agências e extinguiram cerca de 70 mil postos de trabalho. Mesmo assim, os cinco maiores bancos (BB, Caixa, Bradesco, Itaú e Santander) apresentaram lucro líquido de 139 bilhões de reais em 2022.
Neste sentido, Gladir frisou que ao longo dos anos, os bancos promoveram várias mudanças, acarretando no fechamento de agências, na incorporação de agências e na transformação dessas unidades em escritórios de negócios, reduzindo o número de bancários e empurrando a população para as ilhas e autoatendimento. “É estranho que ao contrário da postura dos bancos, em diminuir sua estrutura em nível nacional, as cooperativas de crédito fazem o caminho inverso, com crescimento e contratações”, frisou ele.
Gladir Basso participa há mais de 20 anos da mesa de negociação em nível nacional do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e da Fenaban (bancos privados). “A categoria bancária é uma das únicas que tem a convenção coletiva de trabalho a nível nacional, dando o mesmo tratamento aos bancários em todo o País”, destacou Gladir.
A entrevista de Gladir Basso na Rádio CBN Cascavel pode ser acessada na íntegra no link que segue.
Confira a entrevista em: https://cbncascaveloficial.com.br/noticia/cascavel-chegou-a-ter-4-mil-bancarios-hoje-sao-cerca-de-1100-bancarios-diz-basso
Fonte: FEEB-PR
www.contec.org.br