O Sindicato dos Bancários do Amazonas conquistou a redução da jornada de trabalho em 30%, da carga horária dos trabalhadores que sejam pais ou responsáveis de pessoas com deficiência. A conquista foi obtida em ação coletiva ajuizada pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas- AFEAM. O benefício é garantido independentemente da classificação da necessidade, sem prejuízo de remuneração e ou de carreira.
A autorização de redução de jornada deverá ser renovada anualmente, por meio da comprovação de vida do dependente, com atestado médico que evidencie a permanência da condição. Além disso, a demonstração da dependência em relação ao trabalhador bancário. Mudanças em relação ao estado de saúde do dependente que impliquem em mudanças no benefício, devem ser comunicadas ao setor de Recursos Humanos do banco, dentro do prazo de cinco dias úteis.
Esta conquista representa um grande avanço para os trabalhadores que demandam de mais tempo e atenção em relação aos cuidados com a família ou dependentes. A CONTEC reforça e parabeniza o papel do Sindicato na busca por ajustes necessários nos ambientes de trabalho sem comprometer sua segurança financeira ou profissional.
www.contec.org.br