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‘UnionPay’ deve começar a operar no Brasil em 2025

Com presença em mais de 180 países e 9 bilhões de cartões emitidos, a UnionPay é uma gigante chinesa dos meios de pagamento que agora estaria de olho no mercado brasileiro com um modelo próprio e digital

postado Maria Clara

A maior operadora de cartões do mundo em volume de transações deve estrear em breve no Brasil. A chinesa UnionPay, que já conta com mais de 9 bilhões de cartões emitidos em mais de 180 países, anunciou sua entrada no mercado brasileiro a partir de 2025. A entrada deve acontecer por meio de uma parceria com uma fintech brasileira, a Left.

Com cerca de 40% do mercado global de transações com cartões, a UnionPay pode representar uma nova frente de concorrência às gigantes Visa e Mastercard, predominantes no Brasil. Embora ainda pouco conhecida no país, a empresa já opera com aceitação parcial em zonas comerciais brasileiras, por meio de redes como Rede e Stone.

 

Modelo com impacto social

Um diferencial importante da parceria é o modelo de redistribuição de receita: parte das taxas cobradas em transações poderá ser destinada a causas sociais escolhidas pelos próprios usuários. A proposta busca aliar inovação financeira a compromisso social.

Segundo o financista José Kobori, membro do conselho da Left, a iniciativa representaria uma oportunidade de “descolonizar” o mercado financeiro local, ainda dominado por bandeiras dos Estados Unidos.

A movimentação também ocorre em meio a tensões diplomáticas entre Brasil e EUA, agravadas após novas sanções comerciais anunciadas pelo governo Trump. Duas das maiores operadoras de cartões (Visa e Mastercard) são norte-americanas, e sanções recentes levantaram questionamentos sobre o grau de dependência financeira brasileira em relação aos EUA.

 

O que é a UnionPay?

Fundada em 2002 com apoio do Banco Central da China, a UnionPay International é uma subsidiária da China UnionPay. Seus cartões são aceitos em mais de 180 países, inclusive nos Estados Unidos, onde tem escritórios e presença em 80% dos estabelecimentos comerciais. A empresa vem expandindo sua atuação com foco em mercados emergentes e em soluções digitais de pagamento.

 

Fonte: Época Negócios

www.contec.org.br

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